10 Mitos e verdades sobre o Instagram

Desbloquear o celular para ler uma mensagem que chegou na DM, curtir uma reação dos Stories e até mesmo passar um tempo assistindo aos vídeos do Reels. Tudo isso mostra como muita coisa mudou dentro do Instagram. Com o passar dos anos, a rede social foi se tornando cada vez mais um app de entretenimento, afinal, também mudamos bastante a maneira como consumimos conteúdos nos smartphones.

No entanto, existem muitos fatos curiosos sobre o Instagram que acabam se misturando com falas de conhecimento popular. Por isso, nesta matéria confira 10 mitos e verdades sobre o Instagram que você precisa conhecer!

1. Instagram funciona melhor no iPhone?

Verdade. Já reparou uma perda de qualidade nas fotos do Instagram no seu smartphone Android? Isso, na verdade, não está relacionado às características físicas do seu celular como memória RAM, processador e câmera, mas sim a otimização e compatibilidade do Instagram em diferentes versões do sistema Android.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo Adam Mosseri, CEO do Instagram, isto é algo em que a rede social está trabalhando sendo um dos maiores desafios em API (interface de programação de aplicativos). O problema de qualidade está no acesso do Instagram às funções de câmera em diferentes versões de aparelhos no sistema Android (One UI, MIUI, entre outros).

(Imagem: Unsplash/Gabrielle Henderson)

2. Instagram espiona pela câmera frontal?

Mito. O acesso à câmera do aplicativo, é totalmente gerenciado pelas permissões do seu smartphone. Ele realmente só fica ativo quando você está gravando vídeos ou tirando fotos na rede social. Além disso, em alguns modelos de smartphone também é possível ver uma luz colorida quando a câmera está ativa. Se você desejar, é possível gerenciar suas permissões através das configurações de aplicativo.

3. Instagram paga contas verificadas?

Mito. A verificação é a forma encontrada pelo Instagram de mostrar que aquela conta é notável e verdadeira, assim os usuários têm a garantia de que aquela pessoa é mesmo quem diz ser. Empresas e personalidades costumam dividir espaço com vários perfis na rede social e o selo ajuda os admiradores a descobrir qual deles é verdadeiro. No entanto, ter uma conta verificada não está diretamente relacionado a geração de receita no Instagram.

Você pode solicitar uma verificação de conta no Instagram (Imagem: Canaltech/Felipe Freitas)

4. Dá para ver contas privadas no Instagram?

Mito. O Instagram protege a privacidade dos seus usuários que optam por selecionar e gerenciar quem são seus seguidores. No entanto, existem vários serviços que “prometem” dar acesso ao conteúdo de contas privadas e acabam roubando dados pessoais de usuários. Por isso, tome cuidado ao clicar em links e acessar sites que prometem te dar acesso a essas informações.

5. O Instagram agora é mais focado em vídeos?

Verdade. Com o passar dos anos, a rede social começou a investir mais na criação de conteúdos em vídeos, afinal essa é a nova tendência nas redes sociais. Em 2021, Adam Mosseri anunciou que o Instagram estaria desenvolvendo mais ferramentas para criadores, vídeos, mensagens e shopping. Aliás, aproveita e já cria um Reels de sucesso e poste seu primeiro vídeo no Instagram.

6. Muitos Stories diminui suas visualizações no Instagram?

Mito. Com muitos stories é natural que seus seguidores não assistam a todos eles. No entanto, os números de alcance e engajamento no Instagram estão mais relacionados a qualidade do que quantidade. Você pode publicar muitos stories curtos e ainda assim manter uma boa comunicação com seu público sem perder visualizações. Por isso, a recomendação é ser bem criativo na hora de publicar.

7. A ordem de visualização dos Stories é de quem mais interage com seu perfil?

Mito. A ordem de visualização dos stories é realizada pelo algoritmo do Instagram. Por isso, não é possível afirmar com exatidão se eles realmente são ranqueados por interações, afinal dados sobre o algoritmo são um segredo do Instagram. No entanto, as pessoas acreditam que os stories em destaque são aqueles que você costuma acessar com mais frequência. Inclusive, você pode colocar o feed do Instagram em ordem cronológica.

A ordem de visualização dos Stories é realizada pelo algoritmo do Instagram (Imagem: Unsplash/Alex Bracken)

8. Instagram foi criado por um brasileiro?

Verdade. O Instagram foi criado por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger em 2010. Mike, hoje em dia, é empresário e engenheiro de software conhecido por ser fundador da rede social.

9. Hashtags só funcionam na linha do tempo?

Mito. No Instagram, todas as hashtags vinculam as suas publicações em pesquisas na rede social. Por exemplo, caso você publique um Reels com uma tag específica na descrição ele pode ter mais alcance por ser um conteúdo vinculado a uma tag. Esses conteúdos aparecem em destaque nas pesquisas do Instagram.

10. O Instagram ja teve outros aplicativos?

Verdade. O Instagram também lançou aplicativos de funções específicas da rede social como o Boomerang. No entanto, esses apps foram descontinuados. Hoje em dia, existe uma versão Lite do Instagram para dispositivos Android que funciona exigindo menos recursos e dados de internet. Vale a pena conferir!

O Instagram também tem uma versão Lite para dispositivos Android (Imagem: Canaltech/André Magalhães)

Então, esses são alguns recursos e fatos curiosos sobre o Instagram. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas curiosidades com seus amigos!

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu