4 tendências para o e-commerce brasileiro em 2022

A conveniência do ambiente digital tornou o e-commerce um local confortável desde a chegada da pandemia de covid-19. Em 2022, mesmo já com o contexto pós-pandêmico em vista, essas novas formas de comprar e vender devem se consolidar.

Com isso, algumas tendências devem se espalhar por esse segmento em 2022. Elas apontam o caminho que o e-commerce deve tomar no Brasil — e dificilmente deve haver retorno ao que era antes. Acompanhe, a seguir, quatro delas.

1 – Entregas rápidas

Desde o início das atividades do e-commerce no país, a logística passou por muitos aprimoramentos. No início, o sistema de distribuição tinha muitas falhas e as lojas virtuais eram muito criticadas por isso. Em datas comerciais, por exemplo, a demora na entrega tinha de ser aceita como parte do processo.

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Atualmente, muitas lojas, especialmente as grandes varejistas, fazem entregas em poucos dias. Há até entregas em algumas horas. Em 2022, isso deve se intensificar.

Logística do e-commerce já está bastante eficiente (Imagem: Reprodução/Pexels/Tima Miroshnichenko)

2 – Omnichannel

Quando a entrega ultrarrápida não for possível, os sites podem oferecer a opção de retirada da compra em uma loja física. Esse é um exemplo de omnichannel, que integra online e offline, e está cada vez mais na expectativa dos clientes.

Os pagamentos também passam por transformação. Mesmo em compras presenciais, o consumidor pode pagar pelo sistema de pagamento instantâneo (Pix) ou a partir de um QR Code, em vez dos tradicionais cartões de crédito e débito.

3 – Chatbot

Os chatbots são tendência há algum tempo e ajudam a oferecer soluções rápidas para as dúvidas dos consumidores. Sua disponibilidade ininterrupta ajuda a reduzir o tráfego para a equipe de atendimento e a poupa de desgaste enquanto cria uma experiência mais agradável para o cliente.

4 – Compras antecipadas

Em 2021, um levantamento do Cuponomia apontou 65,3% dos consumidores aproveitaram a Black Friday para fazer as compras de Natal. As empresas precisam considerar isso ao criar a estratégia de vendas para potencializá-las ao máximo.

Fonte: Exame

Fonte feed: canaltech.com.br

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