5 aplicativos de sorteio no Facebook

Sorteios do Facebook são frequentemente utilizados para atrair novos seguidores e clientes. Para realizar um evento como esse, é interessante que você conheça algumas ferramentas. Afinal de contas, elas facilitam o processo e, em alguns casos, geram resultados de forma automatizada.

Existem inúmeras opções disponíveis e, claro, com diferentes funcionamentos. Para esta matéria, foram selecionados dois tipos. O primeiro — e mais avançado — recolhe os dados de uma publicação e, a partir disso, apresenta um ganhador. O segundo é mais mecânico e exige que o usuário insira informações manualmente.

1. Sorteie.me

  • Compatibilidade: Web
  • Preço: gratuito

O Sorteie-me é um site que cria sorteios no Facebook, Instagram e até mesmo no WhatsApp. Para utilizá-lo, é preciso autorizar o acesso à sua conta nas redes sociais ou no mensageiro. Através dele, o usuário pode criar promoções em suas páginas da rede social. Também é pelo site que os interessados no prêmio devem se inscrever.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Existem diversas maneiras de realizar um sorteio no Facebook (Captura: Kris Gaiato)

2. Comment Picker

  • Compatibilidade: Web
  • Preço: gratuito

O Comment Picker possui uma proposta diferente. Em vez de criar uma promoção do zero, a ferramenta de sorteio seleciona um comentário de um post do Facebook. Portanto, para utilizar a solução, o usuário deve criar uma publicação através do próprio perfil ou página da rede social. Após a seleção, ainda é necessário verificar se o sorteado seguiu todas as regras.

Alguns aplicativos podem solicitar acesso à sua conta na rede social (Captura: Kris Gaiato)

3. Sorteador

  • Compatibilidade: Web
  • Preço: gratuito

Assim como a primeira opção, essa não é limitada ao Facebook. Além de possuir compatibilidade com o Instagram, o Sorteador também permite realizar uma seleção a partir de números, nomes e arquivos prontos. O site ainda conta com opções de apostas e até mesmo o famoso jogo Cara ou Coroa.

Através dessas plataformas, também é possível fazer sorteios que não estejam vinculados a nenhuma rede social (Captura: Kris Gaiato)

4. Sorte Roda Sorteio

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito com opções de compra

Se você faz questão de utilizar um aplicativo, saiba que deverá inserir os dados dos participantes manualmente. Em iPhones, você pode utilizar o programa Sorte Roda Sorteio, que permite sortear até 999 números ou nomes. Além da interface simples e agradável, a aplicação possui diferentes temas. Aliás, caso queira remover os anúncios completamente, é possível comprar o app por R$ 69,90.

Existem incontáveis aplicativos que sorteiam nomes e números (Captura: Kris Gaiato)

5. Sorteio Fácil

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito com opções de compra

Se você possui um celular com Android, baixe o app Sorteio Fácil, cujo funcionamento é semelhante à opção anterior. Ainda que o visual não seja tão atrativo, há uma vantagem: permitir sorteios não apenas de nomes e números, mas também de grupos.

Alguns, inclusive, fazem o sorteio de grupos e equipes (Captura: Kris Gaiato)

Com essas ferramentas, você está pronto para realizar um sorteio no Facebook. Mas, antes de colocar a mão na massa, saiba que a prática não é permitida para qualquer um. Segundo a Lei 13.756/18 de 2018, apenas pessoas jurídicas podem realizar esse tipo de promoção. Além disso, é necessário pedir autorização para a Secretaria Especial da Fazenda.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também