7 animais transparentes, excêntricos e surpreendentes

A natureza não cansa de nos surpreender, ou mesmo nos assustar. O fato é que o mundo dos bichos é vasto e cheio de aparências muito incomuns. Para se ter uma ideia, existem até mesmo alguns animais transparentes (total ou parcialmente), e há casos em que se consegue até mesmo enxergar os órgãos em seu interior. Seja pela beleza, seja pela estranheza, vale a pena apreciar.

Lesma-do-mar

Halgerda terramtuentis, um do animais transparentes mais interessantes da natureza (Imagem: joebelanger/envato)

A Halgerda terramtuentis é uma espécie de lesma-do-mar que costuma ser encontrada em áreas cheias de pedra, raramente vista atravessando areia aberta. Vive principalmente no Havaí, e costuma se alimentar de esponjas. O animal se destaca por seu corpo translúcido, que quase permite enxergar do outro lado, como se fosse um vidro embaçado.

Medusa-da-lua

Por causa do corpo transparente da medusa-da-lua, podemos ver seus órgãos reprodutivos em seu interior (Imagem: imagesourcecurated/envato)

Um dos animais transparentes que valem a atenção é a medusa-da-lua (Aurelia aurita), um tipo de água-viva que pode ser vista principalmente em águas costeiras. Graças ao aspecto de seu corpo, é possível ver os quatro órgãos reprodutivos em seu interior. Nos machos, esses órgãos são brancos. Nas fêmeas, rosados. Costuma se alimentar de plânctons.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Camarão-fantasma

O camarão-fantasma (Macrobrachium jelskii) vive na América do Sul, em água doce. Além de ser completamente transparente, o animal se destaca por conta de suas pequenas pinças, que utiliza para retirar alimento do ambiente. Algumas espécies são tão claras que é possível ver a comida dentro de seus estômagos, ou, no caso das fêmeas, as ovas em suas barrigas.

Rã-de-vidro

Rã-de-vidro é o nome informal e popular dos anfíbios da família Centrolenidae que costumam ter a barriga transparente, o que permite enxergar o contorno dos órgãos, ossos e vasos sanguíneos. Hyalinobatrachium dianae foi a espécie descoberta mais recentemente, em 2015.

Peixe-olhos-de-barril

O peixe-olhos-de-barril (Macropinna microstoma), também conhecido como peixe-fantasma, é um animal simplesmente excêntrico. Todo o seu corpo é bem escuro, exceto a cabeça, que é totalmente transparente, de modo que dê para ver tudo o que tem lá dentro. É uma criatura bem difícil de ser encontrada, uma vez que costuma habitar águas profundas: são cerca de 600 metros até 800 metros, para se ter uma noção.

Polvo-de-vidro

Alguns animais parecem uma obra de arte, e é o caso do polvo-de-vidro (Vitreledonella richardi). Seu corpo é quase completamente transparente, salvo os olhos cilíndricos, nervo óptico e trato digestivo, que são opacos. Assim como o peixe-olhos-de-barril, vive nas profundezas do oceano, onde fica praticamente invisível. Sendo assim, encontrar um desses é de uma raridade sem tamanho.

Anjo-do-mar

Faça o seguinte: respire fundo, relaxe e dê play no vídeo acima. Aprecie a beleza surreal dessa criatura que é o anjo-do-mar (Gymnosomata). Esse molusco é nativo do Oceano Ártico, hermafrodita, e costuma se alimentar de outra espécie de molusco “alado”, conhecida como borboleta-do-mar (Thecosomata). Não é difícil entender o porquê de seu nome: o anjo-do-mar parece flutuar na água com suas pequenas “asas” translúcidas.

Fonte: National Geographic, WorldAtlas

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também