85% das empresas sofrem ao menos um ataque de ransomware por ano, diz estudo

Um novo estudo, feito pela firma de segurança virtual ExtraHop, mostra dados preocupantes sobre o cenário de ameaças digitais em empresas. Segundo os entrevistados, pelo menos 85% das companhias sofrem com um ataque ransomware por ano, no mínimo, enquanto 74%, no mesmo período, contam com ameaças recorrentes.

Quando esses ataques ocorrem, a situação se torna tão preocupante que 72% das empresas atacadas acabam pagando as quantias exigidas pelos criminosos — o que acaba incentivando a continuidade desses golpes.

Gráfico mostrando o impacto de ransomware em empresas (Imagem: Reprodução/Extrahop)

O estudo foi conduzido com 500 profissionais de TI de países variados, como EUA, Reino Unido, França e Alemanha, todos funcionários de empresas de diversos tamanhos, incluindo organizações com receita anual maior que US$ 50 milhões.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Poder de reação?

Segundo a pesquisa, 77% dos funcionários de empresas com poder de decisão quanto a segurança dos sistemas confia nas soluções implementadas para mitigar possíveis ataques, mas, de forma contraditória, 64% também deixam claro que os golpes correm por falta de atualização nesses sistemas.

Esse número ainda é uma consequência da migração ao home-office iniciada em 2020, como consequência da pandemia de covid-19. Durante o processo, muitas empresas não implementaram as soluções necessárias, deixando seus ambientes de trabalho abertos a possíveis ameaças.

O estudo, por fim, conclui que o problema com as empresas globais é o fato de a maioria de seus setores de segurança digital estarem presos entre o passado e o futuro desse meio. Isso leva a tomadas de decisões mais lentas em momentos críticos, em que os gerentes acabam tendo preocupações sobre como abandonar métodos antigos de proteção podem afetar o desempenho geral da atividade da organização.

Para mais detalhes sobre o estudo, o relatório completo pode ser acessado por meio deste link.

Fonte: VentureBeat

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também