Álcool fake? Bebida sintética promete os mesmos efeitos, mas sem malefícios

E se houvesse uma bebida que pudesse gerar o efeito psicológico do álcool, mas sem os malefícios que normalmente o acompanham? Foi com essa questão em mente que uma empresa britânica chamada GABA Labs desenvolveu Sentia Spirits, um drink a base de plantas que promete deixar a pessoa mais descontraída e sociável, sem ressaca ou embriaguez propriamente dita.

Por enquanto, a bebida imita uma sensação equivalente a de se tomar duas taças de vinho, mas os fundadores já criaram uma molécula de álcool sintético (ainda não à venda) que pode ser equiparada ao efeito de qualquer bebida do mercado. No entanto, por enquanto, não há evidências suficientes a respeito da eficácia desse produto.

Os especialistas ainda não estão convencidos de que o álcool possa realmente ser imitado de maneira saudável, e temem que uma versão sintética venha a apresentar novos riscos. A ambiciosa invenção do GABA Labs levanta uma série de questões para as quais ainda não se tem respostas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A Sentia Spirits funciona por meio de uma mistura de compostos botânicos capazes de estimular a atividade do ácido gaba aminobutírico (GABA), um dos neurotransmissores inibitórios do cérebro, responsável por, em síntese, reduzir a atividade neuronal em certas regiões cerebrais e gerar uma sensação de calma e relaxamento. Ele é sintetizado a partir do glutamato (um dos neurotransmissores mais importantes do nosso sistema nervoso) e responsável por produzir efeitos calmantes no indivíduo.

Fonte: Time

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu