A Estação Espacial Internacional (ISS) já está pronta para receber novos painéis solares após uma caminhada espacial de quase sete horas, conduzida pelos astronautas Kayla Barron e Raja Chari. Na terça-feira (15), dupla trabalhou na instalação de estruturas na base da estação, preparando o local para receber um novo painel ISS Roll-Out Solar Array (iROSA), e conseguiram também adiantar algumas tarefas de atividades extraveiculares futuras.
Barron e Chari iniciaram as atividades às 09h12 (horário de Brasília) com a ativação da bateria interna de seus trajes da unidade de mobilidade extraveicular (EMU). A dupla deixou a câmara de pressão Quest, dos Estados Unidos, levando as peças e ferramentas necessárias para o trabalho com o kit iROSA. Eles construíram uma instalação de apoio, sobre a qual um futuro painel iROSA será montado.
LIVE: Watch two @NASA_Astronauts on a spacewalk.
Raja Chari and Kayla Barron will ready the @Space_Station for an upgrade to one of its solar arrays. The team plans to exit the airlock at 8:05 a.m. EDT, and work in space for about 6.5 hours: https://t.co/qmQ31Ro8ZX
— NASA (@NASA) March 15, 2022
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Até o momento, dois novos painéis já foram instalados na estação sobre os antigos e há ainda outros quatro que serão entregues no futuro. Quando o conjunto estiver completo, os novos painéis vão poder aumentar seis dos oito canais de produção de energia da estação, aumentando o total de energia elétrica produzido para 215 kW.
Os astronautas concluíram o trabalho de instalação da estrutura com uma hora de antecedência. Por isso, a equipe do Controle da Missão os instruiu a amarrar um isolamento de camadas múltiplas em unidades de bateria, para ajudar em substituições robóticas ou mudanças no lugar delas.
O tempo extra permitiu também que os astronautas redefinissem parafusos em diversas unidades de substituição orbital, armazenadas em uma plataforma do lado externo da estação.
POV: Up above the world so high. 🌎 pic.twitter.com/DgzVhOeGgj
— NASA (@NASA) March 15, 2022
Já se aproximando do fim do spacewalk, Barron e Chari analisaram o espectrômetro Alpha Magnetic Spectrometer (AMS), um detector de raios cósmicos que passou por uma série de reparos, conduzidos ao longo de caminhadas espaciais desafiadoras em 2019. A dupla analisou a situaçãod de acesso a um painel, que talvez permita trabalhos futuros no instrumento.
A caminhada espacial foi concluída às 16h06 (horário de Brasília), somando 6 horas e 54 minutos de atividades. Esta foi a segunda atividade extraveicular do ano e a 247º já realizada para a manutenção e atualização da estação desde 1998. Além disso, esta foi a primeira caminhada espacial de Chari e a segunda de Barron; agora, ela soma 13 horas e 26 minutos de atividades extraveiculares.
Fonte feed: canaltech.com.br