Bug do app do Google abre todos os sites no navegador padrão do Android

A mais recente atualização do aplicativo do Google trouxe um bug que faz com que a guia personalizada do Chrome seja interrompida e todas as páginas abertas no navegador padrão no Android. No primeiro lançamento do canal beta em 2022, o software passou a trazer essa dor de cabeça para quem tentou migrar para a versão de testes do programa.

Antes da falha, quando o usuário abria um artigo da área de descoberta, era direcionado para a aba específica do Chrome dentro do programa do Google. O mesmo acontecia com os resultados da pesquisa: tudo ficava centralizado no próprio app, o que otimizava o acesso a recursos como a barra de ferramentas personalizada.

O botão para abrir páginas no app do Google está desabilitado após a atualização (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Vale lembrar que sempre existiu uma opção de desligar essa navegação interna e apontar para o navegador externo, mas precisava ser feito manualmente pelo usuário. Com o bug, a desabilitação tornou-se o padrão e isso pode tornar a experiência bem mais lenta, porque consome recursos do telefone ao carregar um novo app.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O curioso é que se a pessoa tentar retornar ao padrão antigo nas configurações, a opção de “Abrir páginas da web no aplicativo” aparece cinza. Não é possível ativar o botão de alternância, e tudo continuará a ser aberto no navegador padrão do Android.

Testes com navegador personalizado

Lançado na última sexta-feira (7), a versão 13 do Google app persiste mesmo após a atualização para a 13.1 de ontem (11). Essa falha pode ter relação com alguns testes conduzidos pelos desenvolvedores para embutir um navegador personalizado na pesquisa do Google para Android.

O experimento de um navegador extra foi suspenso nos últimos meses. A ideia era entregar uma abordagem personalizada a partir dos cookies, mas isso gerava problemas na recuperação do histórico e até dessincronização de contas. Como não houve posicionamento oficial da companhia, isso não passa de mera suposição.

Uma solução temporária é desinstalar a versão beta e voltar para a opção estável até que o Google corrija o problema — ainda sem previsão. Como é algo exclusivo do Android, usuários do iOS podem ficar sossegados quanto ao bug.

Fonte: 9to5Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu