Por alguma razão desconhecida, o aplicativo de mobilidade urbana TOP parece não funcionar em celulares com processadores Snapdragon que rodam o Android 12. Em apuração feita pela redação do Canaltech, o problema impede o aplicativo de abrir de diversas formas e nem reinstalar o app resolve a falha.
O bug do app TOP foi encontrado nos modelos S20 FE (Snapdragon), Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3, mas relatos que chegaram ao CT mostram que o problema não é restrito aos aparelhos da Samsung. Por outro lado, os modelos Galaxy S21 FE e S21 Ultra, ambos com CPUs Exynos, abrem o app normalmente, mesmo no Android 12.

Nos testes, acontecem duas situações: na primeira, o app não abre e, em seguida, o sistema apresenta a mensagem “o app TOP apresenta falhas contínuas”; na segunda ocasião, nada acontece ao tocar no atalho para o programa.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
A queixa se espalha também pelo Twitter, em que usuários dizem que o app “não funciona em vários celulares e não tem compatibilidade com o Android 12”. Um dos comentários chega a mencionar que o bug do app TOP acontece desde dezembro e não foi lançada nenhuma atualização para amenizá-lo.
Desde dezembro esse app do @BoradeTop não atualiza pra funcionar no android 12, ate o void funciona e essa bosta do top não. E antes que perguntem meu app está atualizado pra última versão.
— nicolastd5 (@nicolastd5) February 22, 2022
Pq não avisam que o app parou de funcionar após a atualização do Android 12? Esse app é péssimo!
— Feppapig 🇧🇷🏳️🌈 (@felipesme) February 18, 2022
Bug no app TOP
Sem o app TOP, residentes da cidade de São Paulo que precisam usar o transporte público não podem recorrer ao aplicativo para facilitar a rotina. Com ele, é possível comprar bilhetes digitais, recarregar a passagem pela internet e até utilizar o cartão como cartão de crédito. Atualmente, como diz a própria página do app, o Bilhete Digital QR Code é aceito em todas as estações CPTM e do Metrô.
Problema sem solução
Em uma das reclamações feitas no Twitter, o app TOP sugere ao usuário para apagar os dados associados ao app e reinstalá-lo, contudo, o problema não é solucionado mesmo assim. Quem já atualizou o celular para o Android 12, portanto, provavelmente será impactado pelo problema até uma correção ser lançada.
Se a praticidade do app for importante para a sua rotina, a melhor alternativa por agora é evitar atualizar o celular até que uma correção seja liberada. Felizmente, no Twitter, a TOP mostrou que está ciente do bug relacionado ao Android 12 e já trabalha numa correção.
A equipe TOP vem trabalhando em atualizações e melhorias em nosso app. Já estamos na tratativa para prover o perfeito acesso dos clientes que utilizam o Android 12. Contamos com sua compreensão. Qualquer dúvida, estamos aqui.
— Bora de TOP (@BoradeTop) February 18, 2022
O Canaltech entrou em contato com a Autopass, empresa por trás do sistema da TOP, e atualizará esta matéria assim que novas informações estiverem disponíveis.
Fonte feed: canaltech.com.br