Bug impede que app de mobilidade TOP funcione em celulares com Android 12

Por alguma razão desconhecida, o aplicativo de mobilidade urbana TOP parece não funcionar em celulares com processadores Snapdragon que rodam o Android 12. Em apuração feita pela redação do Canaltech, o problema impede o aplicativo de abrir de diversas formas e nem reinstalar o app resolve a falha.

O bug do app TOP foi encontrado nos modelos S20 FE (Snapdragon), Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3, mas relatos que chegaram ao CT mostram que o problema não é restrito aos aparelhos da Samsung. Por outro lado, os modelos Galaxy S21 FE e S21 Ultra, ambos com CPUs Exynos, abrem o app normalmente, mesmo no Android 12.

O bug impede o app TOP de abrir em celulares com Android 12 equipados com processador Snapdragon (Captura: Wallace Moté/Canaltech)

Nos testes, acontecem duas situações: na primeira, o app não abre e, em seguida, o sistema apresenta a mensagem “o app TOP apresenta falhas contínuas”; na segunda ocasião, nada acontece ao tocar no atalho para o programa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A queixa se espalha também pelo Twitter, em que usuários dizem que o app “não funciona em vários celulares e não tem compatibilidade com o Android 12”. Um dos comentários chega a mencionar que o bug do app TOP acontece desde dezembro e não foi lançada nenhuma atualização para amenizá-lo.

Bug no app TOP

Sem o app TOP, residentes da cidade de São Paulo que precisam usar o transporte público não podem recorrer ao aplicativo para facilitar a rotina. Com ele, é possível comprar bilhetes digitais, recarregar a passagem pela internet e até utilizar o cartão como cartão de crédito. Atualmente, como diz a própria página do app, o Bilhete Digital QR Code é aceito em todas as estações CPTM e do Metrô.

Problema sem solução

Em uma das reclamações feitas no Twitter, o app TOP sugere ao usuário para apagar os dados associados ao app e reinstalá-lo, contudo, o problema não é solucionado mesmo assim. Quem já atualizou o celular para o Android 12, portanto, provavelmente será impactado pelo problema até uma correção ser lançada.

Se a praticidade do app for importante para a sua rotina, a melhor alternativa por agora é evitar atualizar o celular até que uma correção seja liberada. Felizmente, no Twitter, a TOP mostrou que está ciente do bug relacionado ao Android 12 e já trabalha numa correção.

O Canaltech entrou em contato com a Autopass, empresa por trás do sistema da TOP, e atualizará esta matéria assim que novas informações estiverem disponíveis.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu