Carros elétricos | Quais são os tipos de conectores?

A saga de carregar um carro elétrico no Brasil vai muito além de encontrar locais adequados para plugar o veículo na tomada. Também é preciso torcer para que a estação conte com os tipos de conectores e plugues certos para o seu carro.

Não existe, pelo menos até agora, consenso sobre um padrão a ser adotado pelas montadoras de carros elétricos para plugues e conectores, e esse não é um problema exclusivo do Brasil, mas sim do mundo todo.

Atualmente, pelo menos seis tipos distintos de plugues/conectores estão disponíveis no mercado. Alguns são preferidos pelas montadoras europeias, outros mais utilizados pelas marcas estadunidenses, japonesas ou chinesas. Isso sem falar na Tesla, que criou seu próprio conector, o Tesla Charging.

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Tipos de conectores para carros elétricos

1. Tipo 1 (SAE J1772)

O conector tipo 1, também chamado de SAE J1772, tem pinos de fase, neutro e terra, além de mais dois para se conectar com o veículo e fazer o travamento e evitar uma possível desconexão.

Carregador Tipo 1 (à esquerda) é utilizado por diversas marcas (Imagem: Reprodução/ev-institute.com)

Este é o tipo de carregador padrão nos Estados Unidos e um dos que entregam menor potência — apenas 19,2 kWh. Ele usa rede monofásica, de 120 ou 240V, e corrente alternada (CA).

Alguns fabricantes compatíveis com esse tipo de carregamento são Citroën, Chevrolet, Ford, Kia, Mitsubishi, Nissan e Peugeot.

2. Tipo 2 (IEC 62196)

O segundo entre os tipos de carregadores para carros elétricos é o IEC 62196. Ele se diferencia do primeiro por atender tanto sistemas monofásicos quanto trifásicos e por ser adotado na Europa como padrão para carros híbridos plug-in ou elétricos antigos.

Carros do tipo híbrido plug-in utilizam o Tipo 2, à esquerda (Imagem: Reprodução/ev-institute.com)

A corrente é de 63A, a potência máxima de 43 kW e a voltagem varia entre 250 e 400V. Ele recarrega mais rápido se comparado ao Tipo 1 e pode ser considerado tanto um conector CA de carga lenta (até 3,7 kW), quanto CA de carga rápida (até 22 kW).

Entre as marcas que estão preparadas para utilizar o conector tipo 2 estão Audi, BMW, BYD, Mercedes-Benz, Renault, Smart, Tesla, Volkswagen e Volvo.

3. GB/T (20234)

Apesar de bastante parecidos com os conectores tipo 2, os chamados GB/T não são iguais e, portanto, não servem para os mesmos modelos de carros elétricos. Estes conectores foram criados especificamente para atender às normas de carregamento em corrente alternada da China.

Este é o tipo de carregador mais utilizado na China (Imagem: Reprodução/ev-institute.com)

Eles trabalham com potência até 22 kW (400 V, 32 A) a partir de uma rede trifásica e são compostos por 5 pinos de alimentação, sendo 2 para alimentar a bateria principal em corrente contínua, 2 para a bateria auxiliar de baixa tensão e 1 terra, além de 4 contatos de sinal: 2 para controle de proximidade (PP) e 2 para comunicação (CP).

Fabricantes que já estão no Brasil, como JAC, BYD e Caoa Chery trabalham com estes plugues, mas também disponibilizam aos clientes adaptadores para que não passem (mais) sufoco na hora de procurar por estações para recarregar os carros elétricos.

4. CCS (Tipo 1 e Tipo 2)

Os chamados conectores CCS entram na lista como o quarto item, embora sejam separados em Tipo 1 e Tipo 2. O chamado Combined Charging System (Sistema de Carga Combinada, em português) permite tanto a recarga rápida em corrente contínua, como também a recarga lenta ou rápida em CA corrente alternada.

CCS Tipo 1 nada mais é do que o Tipo 1 com dois espaços extras (Imagem: Reprodução/ev-institute.com)

O chamado CCS Tipo 1 nada mais é do que o tipo 1 comum, mas com dois espaços extras para corrente contínua na parte inferior. Ele aumenta a potência para 125 kW, entre 200 e 600V, e no Brasil é o oficial do Chevrolet Bolt.

O CCS Tipo 2 é a evolução do tipo 2 normal e também ganhou duas entradas para corrente contínua. Por ser mais moderno, aguenta tensões de até 850V, e é padrão em híbridos plug-in e elétricos vindos da Europa.

5. CHAdeMO

O nome parece de um anime e, na verdade, é mesmo de origem japonesa. O quinto entre os tipos de conectores para carros elétricos é o CHAdeMO. Ele tem potência máxima de 60 kW e 500V e nasceu da ideia das principais montadoras japonesas para se tornar padrão mundial, algo que não se concretizou.

Empresas japonesas queriam o CHAdeMO como carregador universal (Imagem: Reprodução/ev-institute.com)

O Nissan Leaf, carro elétrico mais vendido do Brasil em 2021, usa o CHAdeMO como carregador padrão, mas, como esse não é muito encontrado por aqui, conta também com uma segunda tomada, Tipo 1.

6. Tesla Charging

Como o próprio nome diz, este é o carregador próprio da Tesla. Ele foi projetado para dar conta de carregamentos tanto em corrente contínua quanto em alternada. Alguns carros da marca utilizam conector Tipo 2 com CC integrado, mas também há adaptadores que permitem o encaixe em CHAdeMO ou nos combos CCS.

Carregador exclusivo para carros Tesla (Imagem: Reprodução/ev-institute.com)

O conector da Tesla possui 2 conectores para sinal e 3 pinos de alimentação, configuração que suporta até 150W e faz deste modelo, o último da lista, exclusivo para os veículos da marca de Elon Musk.

Conectores disponíveis no Brasil

Carregador Tipo 2 (IEC 62196) é encontrado em shoppings de São Paulo (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Agora que você já conheceu os diferentes tipos de conectores para carros elétricos, deve estar se perguntando: “Tudo bem. Mas e no Brasil? Quantos existem?”. Calma, que vamos responder.

Atualmente, estão disponíveis no Brasil cinco tipos de conectores: SAE Tipo 1, Tipo 2 AC, CCS Tipo 2, CHAdeMO e GB/T. Em rodovias, os mais facilmente encontrados são os do Tipo 2 AC, CCS Tipo 2 e CHAdeMO. Mercados e shoppings, por sua vez, contam com o plugue Tipo 2 AC.

Com informações: NeoCharge, ABB e Inside EVs

Fonte feed: canaltech.com.br

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