Chevrolet reduz preços com novo IPI, mas diferença vai te decepcionar

A redução de 18,5% na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros no Brasil, anunciada pelo Governo Federal no fim de fevereiro, chegou à Chevrolet — mas não do jeito que o consumidor sonhava.

O reflexo no preço final dos carros da montadora, especificamente da linha Onix, a mais vendida da marca no país, foi praticamente imperceptível: a redução variou entre R$ 10 (sim, DEZ, no modelo hatch LT 1.0 com câmbio automático, e R$ 80 no Onix Plus LT 1.0.

Em comunicado enviado ao Motor1, a Chevrolet justificou a redução irrisória nos preços da linha Onix e Onix Plus. Segundo a montadora, ele seria maior, mas o decreto de lei nº 10.979, que passou a valer no dia 25 de fevereiro, foi oficializado após uma nova tabela, prevista para março, ter sido enviada às concessionárias.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A marca não explicou, no entanto, o porquê não adotou o expediente de outras montadoras, como Stellantis, Toyota e Nissan, que também tinham aumentos programados, mas voltaram atrás e aplicaram a redução do IPI sobre os preços que eram praticados em fevereiro.

Redução do IPI surtiu efeito no Tracker, que ficou entre R$ 530 e R$ 1.550 mais barato (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Tracker e S10: descontos “reais” após redução do IPI

Se a redução do IPI nas linhas Onix e Onix Plus acabou gerando uma queda mínima nos preços, o mesmo não se pode ser dito dos SUVs e picapes da Chevrolet: Tracker e S10.

As versões da Tracker ficaram mais baratas com a nova alíquota, com variações entre R$ 530 e R$ 1.550; enquanto os modelos da S10 foram reajustados para baixo com valores variando entre R$ 2.230 e R$ 5.030, dependendo da versão escolhida.

Chevrolet: Preços antes e depois da redução do IPI
Modelo/versãoPreço antigoPreço novoDiferença
Onix 1.0 MTR$ 73.890R$ 73.820– R$ 70
Onix LT 1.0 MTR$ 76.490R$ 76.460– R$ 30
Onix 1.0T ATR$ 84.840R$ 84.800– R$ 40
Onix LT 1.0T MTR$ 84.220R$ 84.200– R$ 20
Onix LT 1.0T ATR$ 90.840R$ 90.830– R$ 10
Onix LTZ 1.0T MTR$ 86.720R$ 86.680– R$ 40
Onix LTZ 1.0T ATR$ 93.340R$ 93.310– R$ 30
Onix Premier 1.0T ATR$ 99.700R$ 99.650– R$ 50
Onix Premier2 1.0T ATR$ 102.340R$ 102.310– R$ 30
Onix Plus LT 1.0R$ 80.610R$ 80.690– R$ 80
Onix Plus 1.0T ATR$ 90.340R$ 90.330– R$ 10
Onix Plus LT 1.0TR$ 89.720R$ 89.670– R$ 50
Onix Plus LT 1.0T ATR$ 96.340R$ 96.270– R$ 70
Onix Plus LTZ 1.0TR$ 92.220R$ 92.210– R$ 10
Onix Plus LTZ 1.0T ATR$ 98.840R$ 98.800– R$ 40
Onix Plus Premier 1.0T ATR$ 105.200R$ 105.160– R$ 40
Onix Plus Premier Midnight 1.0T ATR$ 103.140R$ 103.100– R$ 40
Tracker 1.0T ATR$ 114.020R$ 113.490– R$ 530
Tracker LT 1.0T ATR$ 118.630R$ 118.060– R$ 570
Tracker LTZ 1.0T ATR$ 128.610R$ 127.990– R$ 620
Tracker Premier 1.0T ATR$ 139.270R$ 138.580– R$ 690
Tracker Premier 1.2T ATR$ 148.960R$ 147.410– R$ 1.550
S10 LS Chassi 2.8 4×4R$ 221.570R$ 219.240– R$ 2.230
S10 CS LS 2.8 4×4R$ 231.180R$ 228.790– R$ 2.390
S10 CD LS 2.8 4×4R$ 233.820R$ 228.790– R$ 5.030
S10 CD LT 2.8 4×4R$ 262.840R$ 260.090– R$ 2.750
S10 CD Z71 2.8 4×4R$ 274.800R$ 271.910– R$ 2.890
S10 CD LTZ 2.8 4×4R$ 286.070R$ 283.030– R$ 3.040
S10 CD High Country 2.8 4×4R$ 297.130R$ 294.050– R$ 3.080

Com informações: Motor1

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também