Chrome revoluciona histórico de navegação com novo recurso “Jornada”

As “Jornadas” do Chrome enfim foram liberadas para o público geral. O recurso transforma o histórico numa seção separada em tópicos, reunindo pesquisas sobre temas específicos numa só área, evitando que o usuário se perca na interminável lista de sites acessados ou precise recorrer à barra de pesquisa para encontrar as páginas visitadas anteriormente.

Ao pesquisar sobre uma viagem, fazer uma varredura pelo melhor preço de algo ou se debruçar sobre um tema específico na internet, é fácil criar uma lista praticamente infinita de resultados de busca e sites acessados no histórico do navegador. Recomeçar essa pesquisa, porém, tende a ser uma missão bem trabalhosa, se o usuário não teve o cuidado de guardar tudo numa pasta personalizada nos Favoritos.

Jornadas separam o histórico de navegação com base (Imagem: Reprodução/Google)

Com as Jornadas do Chrome, porém, essa nova consulta fica bem mais simples: em vez de juntar todos os sites numa lista enorme, o navegador agrupa as páginas acessadas em cartões com nomes, palavras usadas na pesquisa e quando aquela busca foi feita.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por exemplo: se o usuário pensa em viajar para o Rio de Janeiro e pesquisa em diferentes locais por acomodações, pontos turísticos e restaurantes para visitar ao longo da estadia, incluindo vídeos no YouTube, o Chrome organiza as páginas acessadas em uma única Jornada, a “Rio de Janeiro”.

Jornadas fáceis de gerenciar

Por estar organizado em tópicos, usuários podem apagar a navegação de um tema inteiro com muito menos trabalho do que no modelo tradicional do histórico. Se não quiser que o histórico seja organizado automaticamente, também dá para desativar as Jornadas no menu de configurações do navegador.

A navegação em janelas anônimas sempre será a solução mais privativa do Chrome, mas se o computador é usado por mais de uma pessoa e a passeada pela internet não pode deixar rastros, o novo modelo do histórico de navegação também facilita a “limpeza”. Além disso, segundo o Google, Jornadas passadas não são salvas na conta Google, então esses temas não serão registrados como um interesse do usuário — ao menos, por enquanto.

Agora, as Jornadas foram disponibilizadas com limitações. O recurso está contido na versão 98 do navegador, mas funciona exclusivamente nos idiomas inglês, alemão, espanhol, francês, holandês, português, turco e italiano.

Novos comandos e widgets

Em paralelo, novas Chrome Actions foram disponibilizadas para o público geral. Com essa ferramenta, usuários podem digitar comandos na Omnibox (a barra de endereços do Chrome) para executar tarefas específicas, como “criar um documento”, “compartilhar essa aba”, “ajustar configurações e mais — uma lista completa dos comandos está disponível no site do navegador.

Os novos widgets deixam funções comuns do Chrome sempre a mão (Imagem: Reprodução/Google)

Além disso, na atualização do navegador para celular foram adicionados novos widgets. Os novos acessórios são pequenas bandejas que dispõem atalhos para funções comuns do navegador, como a pesquisa por voz, navegação anônima ou uma nova corridinha no Chrome Dino. Todos os complementos foram noticiados pelo Canaltech anteriormente.

Para manter o navegador atualizado, vá em Opções > Ajuda > Sobre o Chrome — uma busca por updates será iniciada automaticamente. No celular, atualizações são disponibilizadas na Play Store.

Fonte: The Verge, Engadget

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu