Como alterar a resolução do monitor

Na hora de configurar um novo computador ou monitor, ajustar a resolução de tela é uma das coisas mais importantes, né? Afinal, hoje em dia, já existem até mesmo monitores com tela curva que funcionam com resoluções de imagem mais altas como Full HD (1080p), 4K e até mesmo 8K.

Só que nos computadores, seja em seu Notebook ou Desktop, a resolução de imagem está relacionada com seu sistema de vídeo. Isso significa que quando configuramos um dispositivo pela primeira vez, pode ser que seus drivers de vídeo (aplicativos do sistema que cuidam do vídeo) ainda não tenham reconhecido o tamanho ideal para seu monitor. Daí fica aquela sensação de que a tela está no tamanho errado, sabe?

Você pode configurar a resolução do monitor pelo computador (Imagem: Unsplash/Boicu Andrei)

Mas, não se preocupe! Na verdade, isso é bem comum e você pode resolver rapidinho pelas configurações do seu PC. Quer descobrir como fazer? Dá só uma olhadinha nessa matéria!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

  1. Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse para ver mais opções;
  2. Feito isso, clique na opção “Configurações de exibição” (Windows 10) ou “Resolução de tela” (Windows 7);
  3. Então, uma pequena janela será aberta com algumas configurações de vídeo. Aqui você pode aumentar o tamanho da sua tela, clicando em “Resolução de tela”. Ah! E seu computador sempre vai sugerir um tamanho recomendado para cada tela/monitor.

    Aqui você pode encontrar as resoluções recomendadas (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Mas, você pode estar se perguntando: — “Lu, acho que as resoluções do meu monitor estão erradas, mesmo no recomendado. O que eu faço?”. Olha só!

Nesse caso, uma solução é verificar se existem atualizações para seus drivers de vídeo no computador. Para isso:

  1. Toque na tecla “Windows” e procure por “Gerenciador de dispositivos” na barrinha de pesquisa. Daí é só acessar essa janela;
  2. Nessa página, você vai encontrar todos os drivers do seu sistema. (Eles são programas que cuidam dos componentes do seu computador, físicos e virtuais);
  3. Nessa listinha de drivers, procure por “Adaptadores de vídeo”, daí selecione o drive de vídeo principal e clique com o botão direito sobre ele. Depois, clique em “Atualizar”;
  4. Com tudo certinho, seu driver de vídeo será atualizado na versão mais recente. Ah! E pode ser que seu computador precise ser reiniciado para aplicar as atualizações, tá? Então, não se esqueça de salvar seus trabalhos e fechar suas janelas antes de começar.

    Nessa página, você pode atualizar todos seus drivers (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Então, isso pode resolver problemas como resoluções que não aparecem na lista. Gostou dessas dicas? Compartilhe essa matéria com seus amigos!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu