Como baixar todas as fotos do Google Fotos de uma só vez

Para facilitar a vida dos usuários, o Google permite baixar todas as fotos do Google Fotos de uma só vez, diminuindo todo o trabalho que você teria ao selecionar uma ou apenas uma parte das imagens salvas na sua conta.

O procedimento é feito através do Google Takeout, ferramenta para exportar dados e arquivos armazenados em serviços do Google. Neste tutorial específico, vamos ensinar como baixar todas as fotos do Google Fotos em uma tacada só. Entretanto, você também pode usar o Takeout para baixar outros dados da sua conta Google.

Como salvar todas as fotos do Google Fotos

O Takeout é um site web que pode ser acessado de qualquer navegador. No exemplo a seguir, entramos no serviço pelo Google Chrome no computador, mas você pode baixar todas as fotos do Google Fotos também em celulares Android ou iPhone (iOS).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

  1. Entre no site “takeout.google.com” do navegador;
  2. Selecione a opção “Desmarcar tudo”;
  3. Role a página até encontrar a opção “Google Fotos” e marque a caixa azul;
  4. Clique em “Todos os álbuns de fotos incluídos” e depois em “OK” no pop-up que surgir;

    Use a ferramenta Takeout para baixar todas as fotos do Google Fotos de uma só vez (Captura de tela: Caio Carvalho)

  5. Desça a página até o final e clique em “Próxima etapa”;
  6. Selecione como quer fazer o download das fotos, incluindo o método de envio, em qual frequência você deseja exportar as fotos, e o tipo de arquivo;
  7. Ao final, clique em “Criar exportação”.

    Selecione o método de envio, frequência, tipo e tamanho do arquivo das fotos do Google Fotos (Captura de tela: Caio Carvalho)

Pronto. Se optou pelo envio de link por e-mail, você ainda deverá aguardar até que o Google envie um link para download para a sua conta do Gmail. Quando a mensagem chegar, basta clicar no link e baixar todas as suas fotos do Google Fotos de uma só vez.

Posso exportar os arquivos para outros serviços na nuvem?

Sim. Além do Google Drive, o Google Takeout permite salvar todas as fotos do Google Fotos no OneDrive, Dropbox ou Box.

De quanto em quanto tempo posso fazer a exportação?

Você pode definir a frequência de importação para apenas uma vez ou programar o Takeout para fazer seis exportações (uma a cada dois meses) por ano.

Em quais formatos posso exportar minhas fotos?

O Google Takout exporta fotos e outros dados da sua conta nos formatos ZIP e TGZ.

Por que ainda não recebi o link de download dos arquivos?

O Google gera um link para baixar todas as fotos do Google Fotos de acordo com a quantidade de imagens salvas no utilitário. Ou seja, quanto mais itens, mais tempo pode levar para você receber o link de transferência. O arquivo final pode levar alguns minutos, horas ou até mesmo vários dias, dependendo do volume das imagens.

Por quanto tempo o link fica disponível?

Assim que o arquivo for gerado e o link do download enviado por e-mail, você tem uma semana para baixar o conteúdo. Após esse período, o link perde sua validade e, caso você queira baixar todas as fotos do Google Fotos novamente, precisará fazer uma nova solicitação.

Fonte: Google Takeout

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu