Como compartilhar no Instagram | Guia de Privacidade

Muita gente sabe como compartilhar no Instagram, mas nem todos os conteúdos podem ser publicados por configurações de privacidade. Dessa forma, publicações no feed e Stories feitos por algumas contas não podem ser compartilhadas pelo seu perfil.

A maneira mais comum de compartilhar no Instagram é através dos Stories. Entretanto, nenhuma publicação do feed de uma conta privada pode ser compartilhada nos Stories de outra pessoa. Além disso, mesmo em contas públicas, também é possível limitar o que pode ser compartilhado por terceiros. Veja, a seguir, como compartilhar no Instagram e os ajustes de privacidade necessários!

Como compartilhar publicação do Instagram (feed) nos Stories

As publicações feitas no feed, vídeos do IGTV e Reels de contas públicas podem ser compartilhadas no seu próprio Story. Nesse caso, é possível visualizar o nome de usuário da conta que fez o conteúdo original e um ícone de acesso para essa publicação. Para isso, siga os seguintes passos:


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

  1. Abra uma publicação no Instagram e toque no ícone de seta, usado para compartilhamento;
  2. Na janela seguinte, você pode escolher entre enviar para uma pessoa por mensagem ou adicionar aos seus Stories. Toque na parte destacada para avançar;
  3. Por fim, edite o Story conforme sua preferência e publique-o.
Veja como compartilhar no Instagram (Captura de tela: André Magalhães)

Como impedir que suas publicações sejam compartilhadas nos Stories

Mesmo com uma conta pública, algumas publicações do feed e do IGTV não podem ser compartilhadas nos Stories por outras pessoas. Isso acontece porque há uma configuração que permite bloquear esse recurso. Por padrão, todas as contas permitem o compartilhamento, mas há um caminho simples para alterá-la:

  1. Abra o seu perfil no aplicativo do Instagram, toque no ícone com três barras e selecione “Configurações”;
  2. Em seguida, selecione a aba “Privacidade”;
  3. Na próxima tela, vá para “Story”;
  4. Nas configurações, desative a opção “Permitir o compartilhamento no story”. Também é possível desativar o compartilhamento das suas publicações por mensagens diretas.
Você pode desativar recurso para que não compartilhem suas publicações (Captura de tela: André Magalhães)

Como compartilhar Stories de outra pessoa no Instagram

Para compartilhar um Story de outra pessoa no seu Instagram, seu perfil deve ser marcado na publicação. Quando há uma menção à sua conta, o Instagram envia uma notificação pelo aplicativo. Em seguida, você pode abrir a conversa no Direct e compartilhar a publicação nos seus Stories. Saiba como:

  1. Abra a sua lista de mensagens do Instagram e selecione a conversa com a notificação de menção;
  2. Em seguida, toque no ícone “Adicionar ao seu Story”.
  3. A tela de edição do Story será aberta e você pode fazer inserir alterações antes de publicar pelo seu perfil.
Você pode compartilhar Stories que marcaram o seu perfil no Instagram (Captura de tela: André Magalhães)

Como compartilhar Stories de outra pessoa por mensagem

Você ainda pode enviar Stories de contas públicas como uma mensagem pelo Instagram. Nesse caso, toque no ícone de seta na parte inferior da tela, escolha um contato e selecione “Enviar”. Não é possível compartilhar nos seus próprios Stories sem que o seu perfil esteja marcado.

Como saber quem compartilhou minha foto no Instagram

O Instagram não permite descobrir quais perfis compartilharam a sua foto nos Stories ou em mensagens. Entretanto, em contas profissionais da plataforma, é possível acessar os insights de cada publicação e conferir quantas vezes essa foto foi compartilhada, mesmo sem mostrar os perfis.

Nesse caso, siga os seguintes passos. É importante lembrar que, antes disso, você precisa mudar o seu Instagram para conta profissional.

  1. Acesse seu perfil no app do Instagram e abra uma publicação específica. Em seguida, toque no botão “Ver Insights”;
  2. O Instagram irá exibir alguns dados de engajamento com a sua publicação, incluindo o número de compartilhamentos, sinalizado pelo ícone de seta. Você também pode descer a tela para encontrar dados mais detalhados.
Em contas profissionais, é possível descobrir quantas pessoas compartilharam sua publicação, mas o Instagram não exibe os nomes dos perfis (Captura de tela: André Magalhães)

Como compartilhar publicação do Instagram de outra pessoa no meu próprio feed?

Não há um recurso nativo do Instagram para repostar publicações de outras pessoas em seu feed. Alguns aplicativos podem prometer essa função, mas o Instagram possui um histórico de derrubar contas que vinculadas a apps não-oficiais que executam ações na rede. Portanto, é melhor evitar essas opções.

Existem algumas alternativas: você pode salvar o vídeo ou a foto e depois publicar, por exemplo. Além disso, o Instagram também permite criar publicações colaborativas entre contas públicas.

O que acontece ao compartilhar publicações em outras redes sociais

O Instagram também permite compartilhar suas novas publicações em outras redes, como o Facebook, Tumblr e Twitter. Nesses casos, o conteúdo é exibido nas respectivas redes e atende às configurações de privacidade da sua conta em cada plataforma.

Portanto, se a sua conta no Instagram é privada, mas o compartilhamento foi feito em uma conta pública do Facebook, as pessoas que seguem seu perfil no Facebook conseguirão visualizar e acessar o link da postagem original no Instagram. Ao abrir o link para seu Instagram, por outro lado, a publicação só é visível para seus seguidores na rede social.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu