Como escolher um processador de jogos para o PC

Escolher um bom processador para jogos pode não ser uma tarefa fácil, né? Afinal, na hora de comprar as peças do seu computador, a escolha do chip é uma das partes mais importante, isso porque essa peça impacta diretamente na performance do sistema. Então, ter um bom processador é essencial para quem quer um ótimo desempenho jogando.

Está em dúvida sobre qual chip colocar no seu computador? Nessa matéria, vou te dar algumas dicas importantes do que considerar. Veja nas próximas linhas!

1. Compare diferentes processadores

AMD Ryzen ou Intel Core? Gente, pesquisando por modelos, vocês provavelmente vão encontrar várias versões diferentes. Isso acontece porque as marcas criam processadores com diferentes quantidades de núcleos, essa diferença fica na numeração que fica logo ao lado do nome do chip, por exemplo: i3, i5, i7 e i9.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Assim, quanto maior a numeração, maior será a quantidade de núcleos do seu processador. Isso significa que ele pode fazer mais tarefas ao mesmo tempo com facilidade. Só que nem sempre um processador com numeração mais alta, será a melhor opção para seu computador.

Processador Intel Core i9 da 12º geração (Imagem: Divulgação/Intel)

Afinal, ter mais núcleos não é um benefício para todas as atividades que você deseja fazer no computador. Dá para acreditar que um processador i5, pode ser melhor que um i7? Olha só!

2. Fique de olho na geração do processador

Todos os anos novas gerações dos chips processadores são lançadas com melhorias. Por isso, aqui vai outra dica: quanto mais recente for a geração do seu processador, melhor será o desempenho dele. Então, não vale a pena investir em um i7 de 9º geração, quando um i5 de 12º geração é mais barato e também entrega um ótimo desempenho.

Acessando o site UserBenchmark, você pode encontrar um ranking dos melhores processadores em termos de desempenho, uso de memória, estabilidade e custo-beneficio. Nesse site, vários especialistas em CPU contribuem com análises e dados de processadores. Ah! E lá também dá para comparar outras peças. Vale a pena conferir!

O site UserBenchmark é ótimo para fazer comparações entre processadores (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Pensando nisso, os processadores AMD Ryzen 5 e Intel Core i5 (das gerações mais recentes) são ótimas escolhas para quem está montando um computador para jogos. Esses são modelos intermediários que entregam um excelente desempenho na maioria dos jogos de hoje em dia, por um preço mais “acessível”.

3. Processadores com vídeo integrado

Outra informação importante é que alguns processadores vêm com uma placa de vídeo integrada. Isso significa que além dos núcleos eles também executam melhores gráficos nos jogos, sem precisar de uma placa de vídeo dedicada.

Você pode conferir essa informação no nome dos processadores, no caso da Intel processadores que terminam com “F” não tem vídeo integrado, já na AMD processadores que terminam com “G” tem o vídeo integrado. Esse é outro diferencial a se considerar antes de comprar um processador, tá?

Processador AMD Ryzen 5 3600 (Imagem: Unsplash/Christian Wiediger)

Dica bônus

Também é importante verificar as recomendações dos jogos e programas que você quer rodar no computador. Afinal, existem processadores mais básicos como Intel Core i3 e AMD Ryzen 3 que usam menos núcleos e são mais recomendados para programas e jogos leves.

God of War rodando na versão para computadores (Captura de tela: Canaltech/Felipe Goldenboy)

Ao mesmo tempo, também existem processadores avançados como Intel Core i7 e AMD Ryzen 7 que são recomendados para programas e jogos mais pesados. Por isso, a dica é ficar de olho nos pré-requisitos dos jogos que você quer jogar, tá?

Com essas dicas fica um pouco mais fácil de escolher um bom processador para usar no seu computador. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu