Como fazer live no Instagram | Guia Prático

Quem sabe como fazer lives no Instagram certamente está mais perto de obter sucesso na plataforma. Não importa se a sua conta é pessoal, de criador de conteúdo ou até mesmo comercial: a verdade é que a plataforma valoriza aqueles que aproveitam os recursos disponíveis ao máximo.

Portanto, não adianta usar apenas alguns formatos de post. Para agradar o algoritmo, você precisa esgotar as ferramentas da plataforma. As lives, aliás, são um ótimo meio para tirar dúvidas dos seus seguidores, realizar ações promocionais, fazer pequenos workshops ou apenas bater um papo com a sua audiência.

Mas não pense que esse recurso é restrito a criadores de conteúdo ou empresas: contas pessoais também podem utilizá-lo. Essa ferramenta está disponível para qualquer um e, neste guia, você aprenderá como aproveitá-la da melhor forma.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como fazer live no Instagram

1. Para iniciar um vídeo ao vivo no Instagram (Android | iOS | Web), acesse a tela de publicação (onde você cria Reels e Stories). Na parte inferior, explore os formatos até encontrar “Ao vivo”;

2. Na barra lateral, clique no primeiro botão. Com isso, será exibida uma janela que permite inserir um título na live e os parceiros de marca. Escreva o título e, depois, clique em “Adicionar detalhes”. De volta à tela anterior, selecione o botão de captura para começar a transmissão.

Para fazer uma live no Instagram, acesse a tela de publicação do app (Captura: Kris Gaiato)

Agora que você sabe como dar o passo inicial, vamos ao que realmente importa. Afinal, como usar os recursos da live?

1. Vamos começar pelas ferramentas dispostas na lateral direita da tela. O botão de paisagem permite transmitir uma mídia da galeria. Os botões abaixo desativam o áudio e a imagem da live respectivamente. A seguir, há um comando para alternar entre as câmeras frontal e traseira. Por fim, existe um botão para acessar os filtros da plataforma;

2. Na parte inferior da tela, há um ícone de três pontos. Ele permite gerenciar os comentários. O botão ao lado mostra os pedidos para participar da live. O símbolo de perfil permite convidar outros participantes. Com o símbolo à direita, você acessa as perguntas da live. O último botão serve para compartilhar a live;

A transmissão ao vivo possui dois grupos de ferramentas (Captura: Kris Gaiato)

3. Assim que os comentários começarem a surgir, você verá o comando “Acenar”. Use esse recurso para cumprimentar os participantes. Além disso, é possível gerenciar cada comentário se você pressioná-lo. Entre as opções, o usuário pode denunciar a mensagem e até mesmo remover o participante;

Através dos comentários, você pode convidar um usuário para aparecer na live com você (Captura: Kris Gaiato)

4. Para encerrar a live, toque no “X” no canto superior direito da tela. Confirme a decisão com o comando “Encerrar agora”. Em seguida, você pode acessar os Insights (que exibe o desempenho da live), visualizar o vídeo nos arquivos ou deletá-lo. Se quiser deixar a live salva no perfil, toque em “Compartilhar”.

Para publicar a live no perfil, clique em “Compartilhar” e insira as informações solicitadas

Como fazer uma live de teste

Aqueles que não se sentem seguros para fazer uma transmissão no aplicativo ficarão felizes em saber que o Instagram possui um modo de prática. Com ele, você pode explorar a tela de live com tranquilidade já que o vídeo fica oculto. Além de estar disponível para todos os usuários, a opção é acessível e simples de usar.

1. Acesse a tela de lives e, em vez de clicar no botão de captura, toque no ícone de “olho” na lateral esquerda;

2. Em seguida, selecione “Prática”. Se a transmissão oficial tiver convidados, você pode adicioná-los para praticarem;

3. Você verá que todos os recursos estão presentes. E, ainda que pareça uma live normal, a tela contém um aviso de que o vídeo está oculto. Portanto, não se preocupe.

Use o modo “Prática” para conhecer melhor a tela de live do Instagram (Captura: Kris Gaiato)

Agora que você sabe como fazer live no Instagram, que tal algumas dicas extras? Antes de iniciar o vídeo, garante que a iluminação está boa. Na falta de recursos, use a luz do dia a seu favor. Lembre-se também de colocar o celular em um local estável. Por fim, se você estiver inseguro, um roteiro pode te ajudar.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu