Como fazer Reels no Instagram | Guia Prático

O Reels se tornou um dos principais formatos de post da rede social e, desde o seu lançamento, recebe novas ferramentas periodicamente. Se você busca um guia de como fazer Reels no Instagram, esse é o seu dia de sorte.

Afinal de contas, com tantas possibilidades de edição, é natural ficar confuso nos primeiros contatos. Mas, se você quer ter alguma visibilidade entre os usuários, é necessário aderir aos vídeos. Não atoa o CEO do Instagram, Adam Mosseri, comentou que a plataforma deixou de ser apenas uma rede social de fotos — confirmando, novamente, a relevância do Reels.

Para entender de uma vez por todas esse formato, você deve começar pelo básico. Comece abrindo o aplicativo do Instagram (Android l iOS l Web). Ao contrário dos posts no Feed, a versão para computador não suporta o Reels. Agora, deslize a página inicial para a direita. Com essa ação, você entrará na tela de publicação da rede social;

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1. Na parte inferior, selecione o formato “Reels”. Logo acima, você verá um botão de captura. Navegue entre os filtros para selecionar uma das opções disponíveis. Para explorar a galeria de filtros, toque no ícone de brilho acima do botão;

Para fazer Reels no Instagram, selecione o formato na tela de publicação (Captura: Kris Gaiato)

2. Com um efeito selecionado, volte à tela anterior. Agora, alterne entre a câmera traseira e a frontal. Para tanto, use o botão localizado no canto inferior direito. Na direção oposta, estará o ícone da galeria. Clique sobre ele. Em “Rascunhos”, ficam os Reels em andamento. Nessa tela, também é possível acionar o recurso de “Tela verde”;

O recurso “Tela Verde” fica na aba da galeria (Captura: Kris Gaiato)

3. Agora, vamos às ferramentas da barra lateral. De cima para baixo, você verá o botão para adicionar música ao Reels, determinar a duração do vídeo (15s, 30s ou 60s), a velocidade, o layout e a ferramenta Temporizador. Esse último recurso é especialmente útil, uma vez que permite gravar clipes em diferentes momentos da música (e sem usar as mãos). Basta determinar a contagem inicial, o corte e clicar em “Definir temporizador”;

Com o comando “Importar” é possível extrair o áudio de vídeos da sua galeria (Captura: Kris Gaiato)

4. Clique no botão de captura ou use o Temporizador para gravar e, ao final, clique em “Prévia”. Esse é o momento para você fazer os últimos ajustes no seu Reels. No topo da tela, você verá alguns recursos para isso. Da esquerda para direita, está o botão de download, o ícone para adicionar música, filtros, adesivos, a caneta e a ferramenta de texto. Na parte inferior da tela, clique em “Editar clipes” para cortar, reordenar ou adicionar mais um fragmento. Para avançar, clique em “Concluir”;

Caso tenha esquecido de algum clipe ou queira inserir uma informação, use o comando “Adicionar clipe” (Captura: Kris Gaiato)

5. Por fim, ajuste a aparência da postagem. Escreva uma legenda e clique em “Editar capa”. Defina a imagem de exibição do Reels e que será mostrada na Grade de Perfil. Se quiser, escolha um frame do vídeo ou envie uma imagem da galeria com o comando logo abaixo. Toque em “Concluir” e, de volta à tela anterior, ajuste os detalhes finais do post. Por fim, escolha o comando “Salvar rascunho” ou “Compartilhar”.

Para acessar os Rascunhos, volte ao Passo 2 desse tutorial (Captura: Kris Gaiato)

Se você não quiser fazer um Reels no Instagram, saiba que é possível “reciclar” um vídeo pronto. Essa prática, inclusive, é bastante comum entre criadores de conteúdo multiplataformas. Se esse for o seu caso, é importante usar clipes sem a marca d´água de outras redes sociais para evitar que o algoritimo reduza o alcance.

Como fazer um Reels de sucesso no Instagram

Bom, agora que você sabe o básico sobre esse formato, está na hora de ir além. Existem algumas convenções entre usuários e regras impostas pelo algoritmo que você deve conhecer. Para começar, utilize áudios em alta nos seus vídeos sempre que possível. Eles são identificados pelo ícone de seta para cima na tela do Reels e te ajudam a alcançar mais pessoas.

Além disso, faça edições no ritmo da música. Isso inclui o texto, outros elementos que estejam na tela, os cortes e as transições. Use os primeiros segundos do seu vídeo para prender a atenção do usuário. A sua intenção é que ele pare de rolar a tela e permaneça no seu vídeo. Então, abuse da curiosidade do público.

Para aumentar o tempo de retenção, insira informações complementares na descrição. Desse modo, enquanto o leitor lê o que você escreveu, o vídeo continuará passando ao fundo e gerando mais engajamento para a sua conta. Ainda na descrição, adicione hashtags relacionadas ao conteúdo. Com essa ação, você ajudará o algoritmo na tarefa de escolher o melhor público possível.

É importante que, ao publicar um Reels, você o compartilhe na grade de perfil e nos Stories. Se quiser deixar a sua audiência intrigada, antecipe o assunto do vídeo com algum post. Você pode, por exemplo, criar uma enquete no dia anterior, interagir com seus seguidores e, depois, compartilhar um vídeo que aprofunde o assunto.

Para alcançar mais pessoas do Instagram, poste com frequência e, mais do que isso, escolha horários estratégicos. Para descobrir que horários são esses, use os Insights da sua conta. Como a intenção dessa matéria não é esgotar as dicas de Reels, mas te ensinar o básico, encerramos aqui. Se você seguir o passo a passo de como fazer um Reels no Instagram e adotar as estratégias que acabou de aprender, certamente terá resultados positivos.

Fonte feed: canaltech.com.br

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