Como funciona o Facebook Marketplace | Guia Prático

O Facebook Marketplace é uma plataforma usada para compra e venda de produtos na rede social. Usuários podem anunciar itens e negociá-los diretamente com outras pessoas que acessam o serviço, sem intermédio de terceiros ou do próprio Facebook.

Para destacar as principais características da plataforma, o Canaltech preparou um guia prático que explica como funciona o Facebook Marketplace. Veja também se o Facebook Marketplace é seguro para comprar e vender produtos, o que pode e o que não pode anunciar, como funciona a entrega, entre outras informações.

O que é e como funciona o Facebook Marketplace

Facebook Marketplace é uma seção dentro do site web e do aplicativo do Facebook voltada especificamente para compra e venda de produtos. Gratuita e sem taxas, a plataforma funciona como uma vitrine dos itens que podem ser adquiridos pelos usuários, lembrando o e-commerce de outras varejistas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Qualquer usuário do Facebook pode criar um anúncio no Marketplace, que por sua vez exibe o produto no próprio Marketplace, no Feed de Notícias, na busca, nos grupos selecionados pelo anunciante e até fora da rede social.

Facebook Marketplace é plataforma do Facebook para venda e compra de produtos (Imagem: Divulgação/Facebook)

Venda, pagamento e entrega do produto

Todo o processo de compra e venda de um produto no Facebook Marketplace é feito diretamente entre quem está vendendo e quem está comprando. Por essa razão, o Facebook não se responsabiliza por nenhuma negociação.

O mesmo vale para o pagamento e a entrega do produto, que são definidas por ambas as partes. Vendedor e comprador devem decidir como o item será pago (cartão de crédito, débito em conta, Pix, entre outras opções), e se o envio será por um serviço de entrega ou se será entregue pessoalmente. As conversas acontecem por chat no aplicativo Messenger.

O que não pode ser anunciado no Facebook Marketplace

Com base nas Políticas Comerciais da Meta, que controla o Facebook, os seguintes itens não podem ser anunciados no Facebook Marketplace:

  • Produtos para adultos (brinquedos sexuais, conteúdo pornográfico);
  • Bebidas alcoólicas;
  • Dispositivos eletrônicos que facilitem ou incentivem o streaming pirata;
  • Documentos, moedas e instrumentos financeiros;
  • Jogos de azar;
  • Exploração humana e serviços sexuais;
  • Suplementos para ingestão;
  • Empregos;
  • Produtos médicos e de saúde;
  • Produtos com prescrição médica, drogas instrumentos para consumo de drogas;
  • Assinaturas e produtos digitais;
  • Produtos de tabaco e instrumentos relacionados;
  • Cosméticos usados;
  • Armas, munições e explosivos.

Lubrificantes e preservativos estão liberados para venda no Facebook Marketplace, desde que não sejam veiculados a imagens ou vídeos explícitos.

Facebook Marketplace permite anunciar e vender produtos direto no Facebook (Captura de tela: Caio Carvalho)

Golpes no Facebook Marketplace

Como o Facebook não se responsabiliza pelas negociações do Facebook Marketplace, é comum que usuários sejam vítimas de golpes na plataforma. Seja porque o produto não foi entregue como o combinado, ou o item adquirido não condizia com as imagens.

O Facebook recomenda que, ao vender ou comprar um item, você e a outra pessoa combinem de se encontrar em um local público. A rede social também aconselha que, antes do encontro, você avise amigos e familiares sobre o lugar. Você ainda pode salvar prints da conversa no Messenger, além da foto e perfil do comerciante ou comprador.

Por fim, se estiver comprando um produto, dê preferência para vendedores que já comercializaram outras coisas. Inclusive, tem como você visualizar a opinião de pessoas que conversaram ou compraram com aquele comerciante.

Denunciar no Facebook Marketplace

Para quem estiver enfrentando um problema com pedidos no Facebook Marketplace, a rede social disponibiliza um botão para denunciar o vendedor ou comprador. O recurso fica na janela da conversa da negociação no Messenger, selecionando a opção “Denunciar vendedor/comprador”.

Lembrando que, mesmo com a denúncia, o Facebook não se responsabiliza pelas negociações feitas através do Facebook Marketplace.

É possível denunciar compradores e vendedores no Facebook Marketplace (Captura de tela: Caio Carvalho)

Facebook Marketplace para empresas

Não há versão específica do Facebook Marketplace para empresas, uma vez que a mesma interface é compartilhada para todo mundo, incluindo páginas de marcas. Contudo, companhias têm direito a uma série de recursos para impulsionar as vendas, além de integração com o Facebook Ads para a criação de anúncios cruzados.

Entre as funções disponíveis para empresas usarem no Facebook Marketplace estão:

  • Exibir o inventário de itens de varejo, aluguel de imóveis e de veículos, bem como ingressos para eventos;
  • Anunciar a loja ou itens no Marketplace para alcançar mais pessoas, mesmo se a empresa não publicar diretamente no Marketplace;
  • Exibir gratuitamente itens novos ou restaurados da loja da sua página do Facebook no Marketplace e permitir que os clientes comprem sem sair do Facebook (disponível apenas para vendedores qualificados);
  • Configurar uma loja usando a sua página comercial para vender no Marketplace como uma empresa (disponível apenas para vendedores qualificados).

Como acessar o Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace pode ser acessado no site do Facebook e também no aplicativo da rede social para celulares Android e iPhone (iOS). A plataforma é totalmente gratuita, tanto para quem está comprando quanto vendendo produtos.

Fonte: Facebook (1, 2, 3, 4)

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu