Como funciona o Facebook Watch | Guia Prático

De olho no público que gosta de consumir vídeo, o Facebook lançou há algum tempo o Watch, uma plataforma focada nesse formato de conteúdo. Entretanto, nem todos os usuários sabem como funciona o Facebook Watch e o que ele tem de diferente comparado ao YouTube, seu principal concorrente.

Pensando nisso, o Canaltech explica a seguir o que é o Facebook Watch, o que ele oferece aos criadores de conteúdo e aos espectadores, como assistir vídeos no Facebook Watch e qual é a programação do serviço. Acompanhe.

O que é Facebook Watch

Lançado globalmente em 2018, o Facebook Watch é a plataforma do Facebook (agora Meta) voltada exclusivamente para vídeos. Inclui clipes que você tenha salvo para ver depois através da sua conta no Facebook, transmissões ao vivo pelo Facebook normal ou Facebook Gaming, e programas, séries e documentários produzidos por criadores profissionais ou usuários comuns.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Facebook Watch está disponível gratuitamente em dispositivos Android e iPhone (iOS), Smart TVs, consoles de videogame e computadores. Nos celulares, pode ser acessado por uma guia dedicada com ícone de uma TV, que por sua vez exibe somente conteúdos em vídeo.

Facebook Watch é plataforma dedicada para envio e transmissão de vídeos (Captura de tela: Caio Carvalho)

Como funciona o Facebook Watch

O Facebook Watch mantém a interface clássica do aplicativo e site do Facebook. Isso significa que o uso da plataforma certamente será familiar para quem já está acostumado com a rede social convencional, com suporte a reações e comentários.

Pelo menu lateral, você pode acessar as principais seções do Facebook Watch. São elas:

  • Página inicial: prioriza os canais que você segue e que possam estar ao vivo no momento que você acessa o serviço. Também traz recomendações de canais do seu interesse;
  • Ao vivo: destaca transmissões (lives) que estão acontecendo em tempo real;
  • Programas: as séries, documentários e atrações originais do Facebook Watch;
  • Vídeos salvos: todos os vídeos que você visualizou no Facebook e salvou da rede social ficam listados nesta aba;
  • Sua lista para assistir: uma lista das páginas que você segue e que publicaram vídeos recentemente.

O Watch também conta com a funcionalidade Watch Party. Específico para grupos, o recurso permite que membros de uma comunidade assistam juntos ao mesmo vídeo ou a uma lista inteira de vídeos, podendo comentar e reagir em tempo real usando a janela de conversa do vídeo.

Como funciona o Facebook Watch: serviço tem aba para transmissões ao vivo (Captura de tela: Caio Carvalho)

Facebook Watch: programação

Além dos seus vídeos salvos e da programação ao vivo, você pode assistir séries, documentários e outras atrações exclusivas no Facebook Watch. Todas as produções originais e co-produções ficam na aba “Programas”, no menu lateral esquerdo. A maioria dos programas conta com legendas em português.

Entre as séries exclusivas que merecem sua atenção, vale a pena assistir Sorry For Your Loss, Five Points, Sacred lies, The Birch, Limetown, The Real World e Curse of Akakor.

Desde 2019, o Facebook Watch também vem lançando programação dedicada aos usuários brasileiros. Entre as produções que já estão no ar estão atrações das páginas Desimpedidos, Kondzilla, Porta dos Fundos, UOL, Comedy Central e Tastemade.

Programação do Facebook Watch inclui produções originais e exclusivas (Captura de tela: Caio Carvalho)

Facebook Watch para criadores

Criadores que conteúdo podem monetizar em cima de vídeos exibidos no Facebook Watch. Os vídeos podem gerar receita por meio de anúncios ou envio de estrelas pelos usuários que assistem aos vídeos. Aqui, vale destacar que o dono do canal precisa configurar seus anúncios pelo Facebook Ads para que eles apareçam durante a reprodução do vídeo.

De acordo com o Facebook, páginas e perfis verificados do Facebook com mais de 5.000 seguidores estão qualificados a aparecer no Facebook Watch. Páginas que tenham violado as políticas de uso do Facebook não terão os vídeos recomendados aos usuários.

Além disso, a empresa afirma que analisa “vários sinais para determinar quais vídeos as pessoas consideram mais relevantes e devem ser recomendados no Feed do Watch, como vídeos que as pessoas procuram e voltam a ver e os vídeos que promovem comunidades leais e ativamente envolvidas”.

Como assistir o Facebook Watch

O Facebook Watch pode ser acessado de celulares, tablets, computadores, Smart TVs e consoles de videogame. Veja a seguir como assistir vídeos no Facebook Watch em qualquer plataforma:

No Android e iPhone

  1. Abra o app do Facebook no celular;
  2. Toque no botão “Watch”, no meu inferior;
  3. Se o botão não aparecer, toque em “Menu”, no canto inferior direito;
  4. Vá na opção “Vídeos no Watch”;
  5. Selecione o vídeo que quer assistir e pronto.
Como assistir o Facebook Watch: no celular, acesse a aba no app do Facebook (Captura de tela: Caio Carvalho)

No PC (navegadores)

  1. Acesse “facebook.com/watch” (sem aspas);
  2. Se necessário, faça login com sua conta;
  3. Agora é só começar a ver os vídeos no Facebook Watch.
Facebook Watch pode ser acessado por navegadores web (Captura de tela: Caio Carvalho)

Na Smart TV e consoles

Diferente dos celulares e computadores, o Facebook Watch para Smart TVs possui um aplicativo dedicado — basta pesquisar pelo serviço na loja de apps da sua TV ou console. Lembrando que o foco é exclusivamente nos vídeos, já que o utilitário não possui seu Feed de Notícias do Facebook convencional.

  1. Abra o app do Facebook Watch na Smart TV ou console;
  2. Faça login com sua conta do Facebook;
  3. Guarde o código que aparecer na TV;
  4. No navegador do celular ou PC, acesse “facebook.com/device” e insira o código;
  5. Aguarde até que a autenticação seja concluída.

Fonte: Facebook (1, 2)

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu