Como ganhar inscritos no YouTube

Qualquer criador de conteúdo que deseja obter sucesso deve conhecer as plataformas em que trabalha. Dessa vez, vamos te ensinar como ganhar inscritos no Youtube, um dos maiores sites de compartilhamento de vídeo da atualidade.

Antes de prosseguir, contudo, é preciso esclarecer algo importante. Ainda que a compra de seguidores seja comum, essa é uma estratégia perigosa. Além disso, ela sequer funciona para fins de engajamento. Afinal de contas, são adicionadas contas fantasmas ao seu canal que, naturalmente, não interagem com o conteúdo.

Esse motivo já deveria ser suficiente para afastar a ideia, mas não pára por aí: existem formas de identificar se um canal comprou seguidores. O Youtube, então, pode descobrir a “fraude” e penalizar o criador. Como se isso não bastasse, números fantasmas afastam marcas e parceiros em potencial que desconfiam da prática. A boa notícia é que qualquer um pode obter resultados de forma orgânica e gratuita.

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1. Foque na identidade visual e na qualidade de imagem

Garanta que o seu canal está organizado e, mais importante, alinhado com a imagem que você deseja passar. Para transformar curiosos em inscritos, o seu canal precisa ter uma aparência profissional. Portanto, invista tempo (e dinheiro, se necessário for) no banner, na foto de perfil, na marca d’água dos vídeos e no trailer.

Além disso, tenha um padrão de thumbnail (miniatura do vídeo que geralmente contém algum texto). Junto a isso, elabore títulos chamativos para os seus conteúdos. A ideia é causar curiosidade no público, mas não a todo custo. Portanto, fuja de qualquer clickbait.

2. Crie playlists de vídeos do mesmo tema

Mantenha o espectador mais tempo no seu canal através das playlists. Com as ferramentas de criador, é possível compilar diversos vídeos em um único lugar. Isso faz com que o público assista outros clipes do mesmo tema. Como consequência, as suas chances de ganhar inscritos no Youtube aumentam.

Playlists são úteis para manter o espectador dentro do canal por mais tempo (Captura: Kris Gaiato)

3. Interaja com o seu público

Sempre que possível responda aos comentários nos seus vídeos. Quando não puder fazê-lo, use o recurso de curtir para mostrar ao espectador que você o notou. Além de alimentar o engajamento do seu conteúdo, essa atenção pode convencer as pessoas a te seguirem. Afinal de contas, elas te aproximam do público e geram mais identificação.

4. Use recursos do Youtube para atrair inscritos

O Youtube oferece alguns botões clicáveis para o vídeo. Utilize essa ferramenta para direcionar a atenção do espectador. Nesse caso, é recomendável levá-lo à página do canal ou a outros vídeos relacionados àquele tema. Isso pode ser feito no final do clipe ou durante a sua reprodução, com a ferramenta de Cards.

5. Destaque os seus melhores vídeos

Entre as possibilidades de personalização do canal, o criador pode fazer alguns ajustes de layout. Aproveite essa funcionalidade e, na página inicial do canal, destaque apenas os melhores conteúdos.

É interessante que o trailer apareça no topo, seguido dos envios recentes e de algumas playlists. Se quiser, crie uma seção que contenha os envios mais populares para manter o público intrigado.

Contas que tenham vídeos no formato Shorts também podem destacá-los na página inicial (Captura: Kris Gaiato)

6. Use palavras-chave na plataforma

Para que o Youtube impulsione os seus vídeos, é indispensável que você saiba quais palavras-chaves utilizar no título e na descrição dos conteúdos. Você pode identificá-las ao longo do tempo, na medida em que consome clipes de outros criadores.

Mas, se quiser otimizar o processo, use o Google Trends ou ferramentas semelhantes para identificar quais termos o público utiliza para encontrar determinado conteúdo. Depois, garanta que eles estejam nos seus próximos envios.

7. Promova o seu canal nas redes sociais

Não exite em promover o seu canal em outras redes sociais, mas tenha cuidado no processo. A verdade é que as plataformas querem manter o usuário ativo. Por isso, indicar que ele confira o seu canal (e, portanto, saia da plataforma) pode ser um tiro no pé.

Para evitar qualquer restrição de alcance, evite mencionar o Youtube diretamente. Caso queira compartilhar um vídeo, não cole o link e utilize o preview clássico. Corte um fragmento do vídeo e faça o upload pela rede social escolhida. Depois, use os comentários para linkar o seu canal e direcionar a audiência.

8. Colabore com outros criadores

Criadores de conteúdo, para ganhar inscritos no Youtube, costumam “visitar” diferentes canais. Assim, eles compartilham a audiência e aumentam o engajamento. É uma via de mão dupla. Com isso em mente, tente criar uma rede de contatos no seu nicho e, a partir dela, fazer colaborações no seu canal.

Essas são apenas algumas estratégias que você pode utilizar para impulsionar os seus resultados. Mas não se engane: nenhuma dica ou truque é suficiente se o conteúdo não oferece qualidade. Portanto, dê a atenção necessária a essa parte do trabalho para que as demais funcionem.

Fonte feed: canaltech.com.br

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