Como limpar o histórico de download do Chrome

Deseja limpar o histórico de download do Chrome? Ainda que a opção seja inteiramente acessível, a sua localização não é tão óbvia. Além disso, é natural excluir o histórico de navegação, bem como cookies e dados em cache, e não explorar outras possibilidades. Em outras palavras, isso torna o processo menos intuitivo, ainda que seja simples.

Antes de prosseguir para o que interessa, contudo, vale destacar um descuido do Google Chrome (Android l iOS l Desktop). O recurso é apresentado em sua versão mais completa apenas na versão para PC. Mas, ao explorar o aplicativo para Android, as dificuldades surgem logo de cara.

Para começar, a opção não está na aba “Limpar dados de navegação” — que seria o caminho mais lógico. O usuário precisa acessar a tela dedicada aos Downloads e, com muita paciência, apagar cada registro manualmente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Apesar desses tropeços, ao menos a função está disponível no aplicativo, certo? Bom, desde que você tenha um aparelho Android. Isso porque, em iPhones, o recurso foi completamente esquecido. Agora que você tem isso em mente, vamos ao passo a passo.

Como limpar o histórico de download do Chrome no PC

  1. Para limpar o histórico de download do Chrome no computador, clique no menu de três pontos no canto superior direito da tela. Em seguida, selecione a aba “Configurações”;
    Para limpar o histórico de download do Chrome, acesse as “Configurações” (Captura: Kris Gaiato)
  2. Na lateral esquerda, escolha a opção “Segurança e privacidade”. Depois, toque em “Limpar dados de navegação”;
    Abra a tela de “Segurança e privacidade” (Captura: Kris Gaiato)
  3. Agora, clique sobre a aba “Avançado” para exibir outras possibilidades. Logo abaixo, determine o período para realizar a limpeza. Marque a opção “Histórico de download” e, por fim, toque no botão “Limpar dados”.
    O histórico de downloads está localizado entre as opções avançadas de limpeza (Captura: Kris Gaiato)

Como limpar o histórico de download do Chrome no app

  1. Para realizar o procedimento no aplicativo, clique no menu de três pontos no canto superior direito. Depois, selecione “Downloads”;
    No Android, abra o menu de opções (Captura: Matheus Bigogno)
  2. Como você já sabe, é preciso apagar cada histórico manualmente. Então, clique novamente no botão de três pontos na direção do registro e em “Excluir”.
    Apague manualmente cada registro da lista (Captura: Matheus Bigogno)

A ausência desse recurso no iOS, embora pareça bastate incômoda, não é tão prejudicial para os usuários. Aparentemente, não há registro dos downloads no aplicativo — ou, se existe, não é exibido para o usuário. Pior seria se o histórico ficasse à mostra sem a possibilidade de exclusão.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu