Como organizar o feed do Instagram

O Instagram é repleto de convenções “silenciosas”. Entre elas, está a ideia de que um feed organizado é mais agradável aos olhos dos usuários. Aos que desejam adotar essa estética, resta a pergunta: como organizar o feed do Instagram?

A organização está ligada à beleza antes mesmo de existirem as redes sociais — isso não é novidade para ninguém. O que nos importa aqui é: quando o visual do perfil é agradável, os visitantes viram seguidores com mais facilidade. Não é difícil concluir, então, que esse fator interfere no desempenho da conta.

O que é entendido como “belo”, contudo, muda rápido nas redes sociais. Durante algum tempo, os holofotes estavam sobre os perfis perfeitamente alinhados. Felizmente, essa tendência está dando lugar para algo novo: o que se deseja agora é um feed organizado, mas conectado à realidade — que possui imperfeições.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como ter um feed organizado e atrativo

Para começar com o pé direito, faça uma limpeza no seu perfil. Isso significa excluir ou arquivar publicações que você não gosta. O objetivo é remover todo post que seja feio ou não esteja mais alinhado com a imagem do seu perfil.

Com o caminho livre para novas publicações, é hora de alinhar alguns pontos importantes. Antes de qualquer coisa, responda a seguinte pergunta: qual atividade você exerce no Instagram? O seu perfil pode ser pessoal, corporativo, artístico, entre outros. E, para cada um desses cenários, há um feed ideal.

Para facilitar a compreensão, veja o perfil do Canaltech. Ele é repleto de imagens chamativas, letras marcantes e cores vívidas. A abordagem jovial e descontraída cai como uma luva. Afinal, o público está alinhado com esse tom. Ainda que essa estética funcione por aqui, ela não é a melhor opção para todos os perfis.

Para construir um feed atrativo, entenda o seu objetivo na rede social e o seu público (Captura: Kris Gaiato)

Agora que você analisou a sua atividade na rede social, entendeu o seu público e o melhor tom para ele, vamos às dicas básicas para organizar o feed do Instagram:

  • Não compartilhe a primeira foto que tirar. Planeje quais imagens serão postadas;
  • Evite a todo custo usar margens brancas para fazer a sua foto “caber” nas dimensões do feed. Respeite as dimensões de 1080 x 1080 pixels com proporção de 1:1;
  • Escolha uma edição, filtro ou preset para usar nas fotos postadas e obter um visual mais uniforme;
  • Adote uma paleta de cores para o seu perfil (use sites e ferramentas dedicadas para criar uma, como o Adobe Creative Cloud Express);
  • Caso precise postar uma foto que fuja do padrão, apele para o carrossel. No primeiro espaço, coloque uma imagem mais bonita e, nas próximas fotos, explore o conteúdo;
  • Se quiser impressionar o usuário, você ainda pode criar um carrossel sem cortes. Para tanto, use plataformas como o Canva para gerar uma imagem ampliada. No editor, multiplique a largura do post padrão (1080 pixels) pela quantidade de imagens do carrossel. Depois corte no tamanho do feed e publique;
  • Sempre que compartilhar um Reels no Feed, edite e envie uma capa da galeria. Para tanto, selecione o comando “Editar capa” na tela de publicação. Depois, na aba “Grade do perfil”, ajuste o enquadramento. Se você não fizer isso, o Instagram escolherá um frame aleatório do vídeo como capa.

É possível que, depois de toda essa preparação, você poste uma foto e não goste do resultado. Para evitar isso, alguns usuários usam aplicativos que simulam o seu feed, como Planoly, Preview e Plan. Esses programas solicitam acesso à sua conta e, com isso, sincronizam as fotos já publicadas. Eles funcionam como uma espécie de rascunho, onde você pode publicar novas fotos e analisar o resultado.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também