Como se destravar de um “trava zap”

A famigerada “trava zap” é a mensagem recebida no WhatsApp cujo conteúdo faz o aplicativo fechar ou o celular congelar por inteiro. O envio não faz sentido para humanos, mas algo contido nela (sejam caracteres, links ou até emojis) causam uma pane geral no dispositivo e, se muito agressivos, podem até implicar na reinstalação do programa.

O que é “trava zap”?

O trava zap é um conjunto de códigos elaborado especificamente para causar um erro no momento do processamento da informação pelo WhatsApp no celular.

As mensagens maliciosas não são compreensíveis para humanos, mas causam uma pane no app ou no celular (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Apesar de não passar de uma brincadeira quando enviada entre amigos, é bom ficar atento: o envio de trava zaps pode gerar problemas na justiça. Se o remetente causa algum dano ou perda irreversível — como a interrupção de vendas de um estabelecimento —, a vítima pode solicitar uma indenização.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como se destravar de um trava zap?

Não existe método único para contornar um trava zap, uma vez que essas mensagens estão em constante evolução. Todo aplicativo tem falhas e com o WhatsApp não é diferente. Entretanto, a plataforma trabalha constantemente para evitar esse problema, já que ele pode causar bastante dor de cabeça.

Mensagens estranhas com emojis vindas de números desconhecidos podem ser um tipo de trava zap (Imagem: Domingo Alvarez E/Unsplash)

Sendo assim, a primeira alternativa é manter o WhatsApp atualizado. As compilações mais recentes têm maior chance de serem blindadas contra os códigos de trava zap mais populares, então recebê-los não causaria problema nenhum no seu aparelho.

Em segundo lugar, está a atenção do próprio usuário: recebeu uma mensagem de um número desconhecido e viu nas notificações que o conteúdo é estranho? Nem abra a conversa no celular (prefira fazer isso na web ou no desktop), bloqueie o número e exclua o chat na hora. Isso deve ser o suficiente para evitar que o celular processe o envio malicioso e acabe congelado.

Para complementar, também dá para evitar grupos em que essas mensagens perigosas são compartilhadas por números estranhos. No menu de configurações do mensageiro, especificamente em Configurações > Conta > Privacidade > Grupos dá para definir quem pode adicionar seu número em grupos — seja qualquer pessoa, somente contatos adicionados ou determinar exceções.

Permitir que somente contatos adicionem você em grupos é uma das formas de evitar o trava zap (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

O que fazer se você recebeu um trava zap

Mesmo com as proteções, você recebeu uma mensagem perigosa e seu aplicativo fechou. A primeira coisa a se fazer, naturalmente, é reabrir o app — se conseguir, perfeito: só exclua o chat malicioso e bloqueie o número problemático.

Acessar a conversa pelo WhatsApp Web ou Desktop e apagar a mensagem maliciosa pode ser uma solução (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Se o app não abrir, porém, será preciso recorrer a outros métodos:

  • Tente acessar o chat por uma sessão ativa do WhatsApp Web ou Desktop — existe a chance de a versão do mensageiro para computador não ser afetada pelo problema e, de lá, você pode conseguir encontrar o trava zap, excluí-lo e voltar a acessar o app pelo smartphone.
  • Não tem um dispositivo extra conectado à conta do WhatsApp e o app continua inacessível pelo celular? A solução pode ser apagar os dados e o cache do mensageiro nas configurações do sistema. Se mesmo assim não der certo, resta reinstalar o aplicativo a partir da Play Store e App Store e recuperar as conversas do último backup salvo.

Vale lembrar que tentar reiniciar o aparelho — quem sabe deixando a bateria acabar, caso você não tenha mais como desligá-lo manualmente — também pode ajudar. Neste caso, antes de abrir o WhatsApp novamente, basta repetir a primeira dica do parágrafo anterior e apagar a mensagem-bomba do trava zap pela web.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu