Como transferir dados de um celular para outro

Transferir os dados de um celular para outro pode ser uma tarefa demorada, mas esse procedimento é essencial para recuperar contatos, fotos, vídeos, aplicativos e outros arquivos importantes. Se você não trocou de sistema operacional, é fácil migrar seus dados: no caso do iPhone, podem estar vinculados ao ID Apple e à sua conta da iCloud; no Android, por outro lado, é possível utilizar a sua conta do Google e apps específicos para a transferência.

Ao trocar o Android pelo iPhone ou vice-versa, essa tarefa exige um pouco mais do seu tempo. A boa notícia é que, desde que você tenha um backup atualizado no seu celular antigo, esse processo pode ser feito apenas com uma conexão à internet e dispensa o uso de cabos, computadores e outros auxiliares adicionais. Veja, a seguir, como fazer a transferência entre celulares!

Como transferir dados do Android para o iPhone

1. Fotos, vídeos, contatos e aplicativos (configuração inicial do iPhone)

Se você trocou o seu Android por um iPhone, a Apple disponibiliza um aplicativo próprio para simplificar a transição, chamado Migrar para iOS (Android). No entanto, esse procedimento só pode ser utilizado durante a configuração inicial do iPhone, pela tela “Apps e Dados”. Caso já tenha avançado essa etapa, será necessário retomar as configurações de fábrica para poder usar o aplicativo novamente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Migrar para iOS permite transferir contatos, histórico de mensagens, fotos, arquivos, pastas, configurações, eventos e aplicativos gratuitos que estão presentes na Google Play Store e App Store. A transferência é feita pelo Wi-Fi e, para completar o processo, você precisará ter o aparelho Android e o iPhone em mãos. Siga o passo a passo:

  1. Faça a configuração inicial do seu iPhone seguindo as instruções na tela. Ao chegar na seção “Apps e dados”, selecione a opção “Migrar Dados do Android”;
  2. No iPhone, um código numérico de seis dígitos será exibido. Abra o Migrar para iOS no seu celular Android, toque em “Continuar” e digite o código na tela para começar a transferência;

    Use o Migrar para iOS para transferir dados do Android na configuração inicial do iPhone (Captura de tela: André Magalhães)

  3. O seu iPhone criará uma rede temporária de Wi-Fi. Conecte-se a essa rede no Android pelo aplicativo para continuar;
  4. Escolha as categorias de dados que deseja transferir ao iPhone, toque em “Continuar” e aguarde a conclusão do processo.

2. Fotos e vídeos (após a configuração inicial do iPhone)

Para transferir suas fotos, a melhor alternativa é usar o Google Fotos (Android | iOS). Gratuito, o app pode ser usado para migrar conteúdos de mídia do Android para o iPhone ou pelo caminho inverso. Basta, apenas, manter o backup ativado em sua conta do Google. Em seguida, abra o aplicativo para o iOS, faça seu login pelo Google e ative a sincronização para acessar todas as suas fotos e vídeos no iPhone.

Recupere suas fotos pelo Google Fotos no iPhone (Captura de tela: André Magalhães)

3. Para migrar listas de contatos e eventos (após a configuração inicial do iPhone)

Muitos contatos são armazenados no seu cartão SIM e são transferidos automaticamente ao inseri-lo no smartphone novo. Por outro lado, se você utiliza o Google, Outlook ou outros serviços de e-mail para armazenar contatos e criar eventos, é possível sincronizar essas informações após vincular suas contas no app Contatos (iOS).

O procedimento é simples: abra a tela “Ajustes” e selecione a opção “Contatos”. Em seguida, toque em “Contas” para abrir uma nova tela e selecione “Adicionar contas” para fazer o login nos seus serviços utilizados. Após vincular seu acesso, é possível selecionar manualmente quais informações são sincronizadas na mesma tela.

Adicione uma nova conta para transferir dados de contatos (Captura de tela: André Magalhães)

Como transferir dados do Android para o iPhone

1. Fotos, vídeos, documentos, contatos, lembretes e calendário (exclusivo para celulares Samsung)

Os celulares da linha Galaxy, da Samsung, trazem uma função nativa para transferir dados do iPhone. O Smart Switch pode ser acessado nas configurações do seu aparelho ou baixado como um aplicativo (Android). Para trazer os dados do iOS, permite acessar a sua conta do iCloud e enviar dados como fotos, vídeos, documentos, contatos salvos, lembretes e eventos criados na agenda.

Há, também, a opção para realizar essa transferência através de cabo, o que também inclui dados como aplicativos e mensagens de voz. Para migrar os dados, é necessário manter a sincronização ativada no iCloud pelo seu celular antigo. Veja, a seguir, como iniciar a transferência:

  1. Abra as configurações do seu celular Samsung, vá em “Contas e backup” e selecione “Trazer dados do aparelho antigo”;
  2. Com o Smart Switch aberto, toque em “Receber dados”;
  3. Na tela seguinte, escolha a opção “iPhone/iPad”;
  4. O app oferece a opção de utilizar cabo ou fazer a transferência por Wi-Fi. Selecione “Obter dados do iCloud”, na parte inferior da tela, para avançar;
  5. Entre com o seu ID Apple e escolha os dados que serão transferidos.

    Celulares da Samsung possuem recurso nativo para transferir dados da iCloud (Captura de tela: André Magalhães)

2. Contatos, agenda, fotos e vídeos (qualquer celular Android)

Novamente, a conta do Google é uma opção para transferir dados entre smartphones. O aplicativo do Google Drive (Android | iOS) possui uma função para fazer backup de listas de contatos, eventos da agenda, fotos e vídeos armazenados na conta do iCloud vinculada ao seu iPhone.

Dessa forma, você só precisa fazer o backup no iPhone e, em seguida, acessar a sua conta do Google no Android para recuperar todas as informações. O caminho é simples: abra o app do Google Drive, toque no ícone de três barras na tela inicial e selecione “Configurações”. Em seguida, selecione a opção “Fazer backup”, toque em “Iniciar o backup” e aguarde a conclusão do processo.

Faça backup no Google Drive e transfira arquivos na sua conta do Google (Captura de tela: André Magalhães)

Ao acessar a sua conta do Google no Android, os dados são distribuídos em aplicativos diferentes. Os contatos são encontrados no app Contatos (Android), os eventos são adicionados ao Agenda (Android), enquanto fotos e vídeos são acessadas pelo Google Fotos.

Fonte: Apple (1, 2), Google Drive

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também