Como usar o Apple Watch | Guia Prático

Comprou um Apple Watch recentemente e quer aprender como usar? Apesar de muito intuitivo, existem truques e dicas relevantes que todo novo usuário deve saber, principalmente em relação à questões mais sérias de uso, como o que fazer no caso de algum mau funcionamento do aparelho, por exemplo, ou para verificar o status do backup dos dados do relógio.

Além disto, dicas essenciais para um melhor aproveitamento do dispositivo no dia a dia, tornando-o o mais prático e funcional possível para o seu usuário, também são de extrema importância. Confira abaixo nosso guia prático e veja tudo o que você precisa saber sobre o relógio inteligente da Apple:

Como ligar ou desligar o Apple Watch

A primeira coisa que você deve aprender é como ligar e desligar o seu Apple Watch corretamente, o que é muito tranquilo de fato. Basta pressionar o botão lateral por alguns segundos e selecionar para desligá-lo. No entanto, caso você passe por algum problema, como o relógio não estiver mais ligando ou desligando, entenda melhor o fazer na seção de Erros e Soluções da seguinte matéria:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como reiniciar o Apple Watch

Apesar de se tratar de uma situação atípica, também é possível que o seu Apple Watch acabe passando por falhas, travamento no conteúdo exibido na tela ou mau funcionamento em geral. Sendo assim, é indicada a reinicialização forçada do relógio.

Para fazer isto, pressione ao mesmo tempo os dois botões do dispositivo, tanto a Coroa Digital como o botão lateral, até que a tela se apague e o logo da Apple apareça, o que deve demorar em torno de 10 segundos. Leia tudo sobre a reinicialização forçada no link a seguir:

Como emparelhar o Apple Watch

O emparelhamento do Apple Watch é um processo importantíssimo para que o seu iPhone possa se comunicar com seu relógio. Ao adquirir seu novo dispositivo, é preciso baixar o app Watch da App Store do iOS e iniciar o emparelhamento entre os aparelhos. Ao abrir o aplicativo, você deve seguir as instruções indicadas. Confira tudo sobre o processo no artigo abaixo:

Emparelhe o seu novo Apple Watch com seu iPhone (Captura de tela: Lucas Wetten)

Como trocar a pulseira do Apple Watch

Multicoloridas ou monocráticas, de aço inoxidável, poliéster, couro ou nylon, as pulseiras do Apple Watch definitivamente trazem uma infinidade de possibilidades. Para trocá-las, remova a pulseira atual, pressionando o pequeno botão da parte de trás e arrastando o encaixe para um dos lados. Depois, deslize a nova pulseira pelo mesmo encaixe. Caso possua dúvidas sobre o processo, entenda melhor no link abaixo:

Ah, e não se esqueça de mantê-la limpa e higienizada. Dependendo do material de produção da sua pulseira, alguns produtos de limpeza podem ou não ser utilizadas. Confira tudo sobre a limpeza correta das suas pulseiras na matéria a seguir:

Como mudar o mostrador do Apple Watch

Definitivamente uma das coisas mais legais do Apple Watch é poder escolher os seus mostradores preferidos. E para alterá-los, é muito fácil. Para fazer isto pelo seu iPhone, abra o app Watch e, na seção de “Meus Mostradores”, abra o que você deseja, desça a tela de customização e clique na opção “Definir como Mostrador Atual”.

Já para alterar o mostrador pelo próprio relógio, basta arrastar a tela para um dos lados e você vai encontrar todos os seus mostradores adicionados, um por vez. Para saber mais, leia o seguinte artigo:

Altere o mostrador do seu Apple Watch (Captura de tela: Lucas Wetten)

Como editar as complicações do Apple Watch

Ao escolher seus mostradores, é possível editá-los do seu jeito, colocando atalhos para os recursos e apps instalados em seu Apple Watch. Estes atalhos, chamados oficialmente de complicações pela Apple, podem ser customizados de inúmeras maneiras, permitindo que o usuário deixe a tela do seu relógio o mais funcional e prático possível para o seu uso.

Para editar um mostrador já usado, abra o app Watch e, na seção de “Meus Mostradores”, clique no mostrador que você deseja editar. Localize a seção de “Complicações” e altere-as conforme suas preferências. Aprenda mais sobre as complicações no artigo abaixo:

Edite as complicações de seus mostradores favoritos do Apple Watch (Captura de tela: Lucas Wetten)

Como fazer backup do Apple Watch

Eis uma boa notícia: você não precisa se preocupar com o backup do seu Apple Watch, pois o mesmo é feito de forma automática pelo sistema diariamente. No entanto, é preciso que você confirme que o backup já está de fato ativado nas configurações da sua conta do iCloud.

Para fazer isto, entre nos Ajustes do seu iPhone e toque no seu ID Apple. Depois, entre em “iCloud”, localize “Watch” e confirme que a opção está devidamente ativada. Caso queira entender melhor sobre como funciona o backup automático do Apple Watch, acesse o seguinte link:

Confirme o backup automático do iCloud do seu Apple Watch (Captura de tela: Lucas Wetten)

Como resetar o Apple Watch para configurações de fábrica

A redefinição completa do seu Apple Watch pode ser necessária em casos bem atípicos, como corrigir alguma falha insistente do sistema. Você pode fazer isto pelo próprio relógio, entrando em Ajustes > Geral > Redefinir e selecionando “Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes”, ou pelo seu iPhone, entre no app Watch, e selecionando Geral > Redefinir > Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes.

Naturalmente, será necessário emparelhá-lo novamente ao seu iPhone após a redefinição completa do sistema. Para entender saber mais sobre o processo de como resetar o seu relógio, confira a matéria a seguir:

Caso precise, resete o seu Apple Watch para as configurações de fábrica (Captura de tela: Lucas Wetten)

O que fazer se esquecer a senha do Apple Watch

Caso você não consiga se lembrar de maneira alguma do seu código de desbloqueio do Apple Watch, infelizmente será preciso resetá-lo aos ajustes de fábrica, seguindo os mesmos passos descritos acima. Mas calma, como você deve se lembrar, o processo de emparelhamento é rápido e, com o backup do relógio feito, nenhum dado será perdido. Você pode saber mais acessando as matérias abaixo:

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também