Como usar o giroscópio e o giro rápido em Fortnite

Se você joga Fortnite com um controle, saiba que existem novas formas de controlar a câmera do jogo: a mira giroscópica e o giro rápido (conhecido como flick stick). Ambos os recursos foram desenvolvidos em parceria com Julian “Jibb” Smart, especialista em controles e criador do giro rápido.

O Canaltech explica o que são e como usar as novas tecnologias a seguir. Para vê-las em ação, assista ao vídeo abaixo, em que Jibb mostra os recursos, na prática (em inglês):

O que é e como ativar a mira giroscópica

Com a mira giroscópica ativada, o jogo usa os sensores do joystick para detectar seus movimentos. Assim, quando você vira o controle, a mira vira também, aumentando a precisão na hora de atirar. Outros jogos famosos também possuem a mira giroscópica. É o caso de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Splatoon 2 e o mais recente Horizon Forbidden West, por exemplo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A tecnologia já estava disponível no Fortnite do Nintendo Switch e do Android, mas agora ela também chegou para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5. Infelizmente, o Xbox ficou de fora porque os controles do console não têm giroscópio embutido.

Mira giroscópica traz uma nova forma de jogar com o controle (Foto: Divulgação/Epic Games)

Para ativar a mira giroscópica, faça o seguinte:

  1. No lobby (a tela inicial do jogo), aperte o menu hambúrguer (três linhas horizontais), localizado no canto superior esquerdo da tela.
  2. Depois, aperte o botão com uma engrenagem e um menu hambúrguer, localizado no canto inferior esquerdo. Este botão abrirá o menu do jogo.
  3. Agora, clique em Configurações.
  4. Na parte superior da tela, clique no botão que mostra uma mão com o dedo indicador apontado. Esse é o ícone que o levará para as configurações de Toque e Movimento do jogo.
  5. Procure por Mira Giroscópica, a primeira opção da lista, e ative-a.
  6. Se quiser, você pode alterar outras configurações nesta tela, como a sensibilidade, a estabilização, entre outras opções.
  7. Quando tudo estiver do seu jeito, basta fechar a página e aplicar as configurações.
Nesta tela de configurações, você pode ativar a mira giroscópica e o giro rápido em Fortnite (Captura de tela: Felipe Goldenboy/Canaltech)

O que é e como ativar o giro rápido (flick stick) em Fortnite

Outro recurso adicionado ao Fortnite é o giro rápido, mais conhecido pelo termo em inglês flick stick. Com ele, você pode mover a câmera rapidamente para algum ponto específico com a mesma velocidade de um mouse. Isso é muito útil para enfrentar um inimigo atrás de você, por exemplo.

Para ativar o giro rápido, vá à mesma tela de configurações da mira giroscópica e procure por Giro Rápido no Analógico. A opção está mais abaixo na lista.

O que a Epic Games recomenda para cada jogador

Giro rápido permite que você movimente a câmera na mesma velocidade de um mouse (Foto: Divulgação/Epic Games)

No site oficial, a Epic Games oferece algumas dicas aos jogadores que querem experimentar os novos recursos. Como essas opções alteram drasticamente a forma de jogar, a empresa recomenda que você jogue algumas partidas primeiro e veja se as configurações padrão estão confortáveis. Caso sinta alguma dificuldade, vá ajustando até achar uma configuração que lhe agrade.

Para os jogadores que estão começando a usar o giroscópio, recomendamos que habilitem o recurso sem alterar mais nada nas configurações do giroscópio (exceto configurações de sensibilidade, caso julguem necessário). Nós também recomendamos que desabilitem o Giro Rápido. Com o giroscópio habilitado e as outras configurações definidas como padrão, o giroscópio será ativado apenas ao apontar. Assim, ele terá efeito apenas na mira convencional, dando aos jogadores a chance de se acostumarem com o que o giroscópio oferece de melhor: ajustes na pontaria.

Para os jogadores experientes no uso do giroscópio, recomendamos que configurem o modo de mira para ‘Sempre’ e definam outro comando para desabilitar o giroscópio. Uma maneira simples de fazer isso sem perder as configurações do controle é combinar diferentes comandos. Por exemplo, você pode configurar Agachar/Deslizar e Modificador de Giroscópio (que desabilita o giroscópio) para o mesmo botão, mas ativar um ou outro depende do tempo em que o botão é pressionado.

Para os jogadores que querem experimentar o Giro Rápido, recomendamos definir o Efeito de Controle da Câmera como ‘Habilitado’. Assim, mesmo estando em um modo de mira em que o giroscópio não permanece ativado o tempo todo, você ainda pode fazer ajustes verticais com o Giro Rápido se precisar.”

Fortnite está disponível de graça para consoles Xbox, PlayStation, PC, Nintendo Switch e dispositivos móveis Android.

Fonte: Epic Games

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu