Conheça o Budget Air Car, carro elétrico que quer acabar com voos de ponte aérea

A Car Design Research, uma agência britânica de mobilidade futurista, desenvolveu um conceito de carro elétrico chamado Budget Air Car, um veículo que serviria para passageiros que fazem voos curtos, como pontes aéreas e deslocamentos regionais. A ideia, claro, é de diminuir a poluição causada pelos aviões.

O Budget Air Car seria uma alternativa real aos voos de curta duração e distância caso realmente saísse do papel. Na Europa, por exemplo, já existem movimentações para abolir esse tipo de deslocamento por opções de transporte ferroviário ou rodoviário.

Segundo dados da agência, a comparação entre as emissões de CO2 desse carro com uma aeronave é bizarra. Cada pessoa que embarcasse nesse veículo e viajasse uma distância equivalente de São Paulo a Curitiba, por exemplo, emitiria perto de 5 CO2/g/km, 2% de um voo de jato comercial nas mesmas condições.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Mais conforto e menos poluição, essa é a ideia do Budget Air Car (Imagem: Divulgação/Car Design Research)

Traduzindo em números mais reais, para trazer o mesmo impacto ambiental, o Budget Air Car precisaria percorrer essa distância por 50 vezes caso levasse apenas uma pessoa. No caso desse modelo, ele seria capaz de transportar seis passageiros em três fileiras, com muito conforto e segurança.

Além de ser 100% elétrico, o Budget Air Car seria um carro autônomo de nível 5, ou seja, poderia operar sem qualquer intervenção humana. No entanto, diferente de boa parte dos automóveis eletrificados da atualidade, o protótipo teria como foco principal o conforto e a autonomia, e não o desempenho.

Resta saber se os custos operacionais do Budget Air Car, como fabricação, abastecimento e consumo de banda larga seriam realmente vantajosos em comparação aos aviões. Se for viável, realmente pode ser uma alternativa.

Fonte: Garage Wire

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também