É fake: Pornhub não foi banido da Rússia nem exibe bandeira da Ucrânia

O Pornhub não baniu usuários russos nem aplicou restrições geográficas para impedi-los de acessar o site de vídeos pornográficos. Publicações nas redes sociais afirmaram que a página estaria fora do ar em toda a Rússia, mas a alegação é falsa. Um dos posts dizia que, além da restrição de acesso, usuários se deparavam com uma bandeira da Ucrânia e uma mensagem de apoio ao país atacado.

O argumento seria que o site teria entrado na onda das sanções aplicadas por redes sociais do ocidente, como o Twitter e o Facebook, que restringiram o acesso de publicações de sites controlados pelo estado russo para evitar a disseminação de informações inverídicas ou imprecisas. Os posts também mencionavam que essa seria uma forma de se vingar de multas e sanções aplicadas no passado pelo órgão regulador do Kremlin.

O Pornhub continua liberado na Rússia e regiões próximas (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Sites de verificação de fatos bastante reconhecidos, como Snopes e Logically, checaram e identificaram que tudo é uma grande mentira. Quase uma semana após os posts viralizarem, o Pornhub ainda é plenamente acessível em qualquer lugar da Rússia, da Ucrânia e países vizinhos. Não há menção à guerra nem mensagem de apoio aos ucranianos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O acesso liberado ao site adulto também pode ser verificado com o uso de uma rede privada virtual (VPN) associada à Rússia. Em testes feitos pelo Canaltech, o acesso ocorreu normalmente, sem bandeira nem nenhuma restrição de acesso, comentário ou de upload de vídeos.

Como o Pornhub não fez nenhuma declaração oficial sobre o assunto, não está claro quem teria iniciado a mentira nem qual a motivação. Possivelmente, esse boato foi espalhado como forma de brincar com a situação, com aquela ideia de que “agora a guerra acaba” — algo que pode ser engraçado para quem está de fora, mas não tem graça nenhuma para quem vive os horrores da destruição.

Fonte: Logically, Snopes  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu