Existem animais gigantes ainda não descobertos pela ciência?

De vez em quando, cientistas se deparam com uma raríssima aparição de um animal gigante — como aconteceu recentemente com uma água-viva fantasma encontrada na Califórnia. No entanto, são espécies das quais já se tinha conhecimento antes. Será que existe alguma chance de que a ciência descubra novas espécies gigantes?

É bem provável que sim, principalmente por conta das profundezas do oceano. Acontece que mais de 80% dos oceanos ainda permanecem inexplorados, considerando que a humanidade ainda não conta com uma tecnologia que ajude a enfrentar altas pressões a mais de 11 quilômetros de profundidade. Existem animais tão estranhos que moram nas profundezas dos oceanos que parecem de outro mundo.

Por enquanto, o oceano abriga o maior animal conhecido do mundo atual. Trata-se da baleia-azul, que geralmente varia entre 21 e 30 metros de comprimento, embora haja registros que ultrapassaram essa marca. Grande parte da espécie costuma habitar a costa da Califórnia.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As baleias fazem parte dos animais gigantes que habitam o mundo atual (Imagem: twenty20photos/envato)

Quando falamos do ambiente terrestre, a situação é bem diferente: o conhecimento sobre as espécies é tamanho que a maioria das pesquisas em torno de animais gigantes terrestres tende a acabar na reclassificação da espécie, em vez de uma descoberta totalmente nova.

Embora a ciência ainda esteja apenas começando a desvendar os segredos do oceano profundo, já está muito mais familiarizada com as grandes espécies que vivem em terra. A maior espécie terrestre conhecida é o elefante-africano, que chega a 3,2 metros de altura. O animal mais pesado já registado tinha cerca de 12,3 toneladas. É difícil que toda uma espécie desse porte esteja por aí sem que se tenha conhecimento.

Já no que se refere ao planeta Terra do passado, temos a paleontologia, responsável por entender as espécies que habitavam antes de nós. O interessante é que mesmo nos dias atuais, muitas descobertas vêm sendo feitas (nesse caso, através de fósseis).

Fonte: The Nature ConservancyWhale and Dolphin ConservationMonterey Bay Aquarium via Live Science

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também