Facebook: veja 4 dicas de UX para melhorar experiência do cliente

O Facebook completa 18 anos de criação nesta sexta-feira (4). A rede social mais popular do mundo cresceu, comprou outras plataformas como WhatsApp e Instagram e agora virou o conglomerado Meta. Além de conquistar o grande público, virou uma ferramenta importante no e-commerce. Para esse grupo, a Attri, empresa de soluções UX (experiência de usuário, na sigla em inglês), sugeriu quatro dicas para ajudar empresas a melhorar a jornada dos clientes no Facebook.

“As redes sociais se tornaram ferramentas de venda importantes porque encurtam a jornada do usuário. Sabemos que o preenchimento de formulário é sempre uma questão sensível para a conversão. Com as integrações configuradas entre e-commerces e as plataformas, é possível, por exemplo, pré-aprovar o preenchimento com apenas um clique e partir para o pagamento. Isso faz toda a diferença para o varejo”, comenta Cristina Fragata, sócia da Attri. Veja a lista abaixo:

Faça a pesquisa de usuário

A pesquisa de UX é uma investigação sistemática do público da página e das suas necessidades. A partir dela, é possível ter um público-alvo bem definido e saber como o seu produto ou serviço vai suprir tais necessidades. O Facebook tem uma ferramenta chamada Meta Business Suite, que ajuda no entendimento do público com ferramentas como geração de novos anúncios, insights com tendências do público-alvo e uma área para ajudar na realização de metas de crescimento.

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Defina uma estratégia de conteúdo

A partir do conhecimento do público-alvo, o empreendedor pode tirar dele assuntos de abordagem, apresentar soluções às dores, aumentar o interesse na sua marca e ajudar na decisão de compra. O Facebook mostra as métricas das publicações, com análises sobre reações, curtidas e alcance. Assim, você consegue saber qual tipo de conteúdo vem dando certo.

Explorar o Facebook Ads é um caminho para melhorar no UX (Imagem: Reprodução/Brett Jordan/Unsplash)

Atente à arquitetura de informação

A arquitetura de informação é o que organiza os elementos de uma página. Ela facilita a navegação e garante uma boa experiência de uso. Um segredo para o sucesso é encontrar o equilíbrio entre cliente, conteúdo e contexto. É importante considerar como o público interage com o anúncio ou postagem. É necessário segurar a tela para ler o conteúdo? Será que o texto é o melhor recurso? É possível aumentar o engajamento com legendas nos vídeos? Tudo isso pode e deve ser planejado e testado.

Explore o Facebook Ads

O Facebook Ads é o serviço de campanhas e anúncios da plataforma. Disponibiliza estatísticas relevantes sobre o comportamento de consumo, o que ajuda nas estratégias de UX. Além disso, empresas alcançam novos públicos e reforçam o vínculo com o seu cliente, além de permitir conhecer melhor o comportamento das pessoas que seguem e interagem com a página.

Fonte feed: canaltech.com.br

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