Files do Google adiciona filtros para facilitar exclusão de apps e jogos

O aplicativo Files do Google ganhou uma nova maneira de filtrar programas que podem ser deletados do celular. Ao entrar na guia Procurar e tocar na categoria Aplicativos, um conjunto de três botões surge na tela com a separação entre apps grandes, não utilizados e jogos. Quando tocados, o resultado é exibido de forma filtrada e pode ser combinado — aplicativos grandes não utilizados, por exemplo.

Se o usuário quiser, pode ativar todos os botões para visualizar uma lista de games que ocupam muito espaço de armazenamento, mas não são jogados há muito tempo. Essa é uma solução importante para quem precisa liberar alguns megabytes (ou até gigas) para acomodar fotos ou novas aplicações.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Caso você nunca tenha usado o Files, precisará conceder as permissões de acesso necessárias para calcular os dados de armazenamento. São exibidas informações como o tamanho do arquivo e a última utilização — se você aplicar a “regra de 3”, poderá deletar qualquer app não usado nos últimos três meses.

Google Files em evolução

O programa já oferecia a busca por apps não utilizados por meio de um botão específico na tela “Liberar memória”, porém de forma automatizada. A diferença é que o modelo recente traz as opções de filtragem adicionais, portanto pode ser mais eficiente para alguns usuários.

Estes filtros extras começaram a ser liberados recentemente, embora não esteja claro quando, e não é necessário atualizar o app para funcionar. Após você conceder os acessos solicitados, já começará a visualizar as opções novas.

O Files do Google trouxe melhorias pequenas, mas importantes do ano passado para cá. Em agosto de 2021, o programa passou por uma reformulação visual para adequá-lo ao novo estilo Material You. Cerca de um mês depois, foi a vez de receber um recurso para automatizar a liberação de espaço no celular.

Fonte: Mishaal Rahman  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu