Google fecha cerco contra apps que usam permissões sem necessidade

Começou a vigorar no Android uma medida de contenção para apps que usam permissões de forma desnecessária — mais especificamente, a QUERY_ALL_PACKAGES. O componente do sistema permite que programas consigam ver a lista de apps baixados no celular, algo útil para launchers, antivírus e otimizadores de desempenho, por exemplo.

Essa restrição, na verdade, não é uma novidade: o Google anunciou que fecharia cerco contra esses aplicativos já no ano passado. A empresa se comprometeu a suspender e retirar programas da Play Store se não dessem uma boa justificativa para o uso do QUERY_ALL_PACKAGES.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para justificar o uso da permissão especial, desenvolvedores questionados pelo Google precisam explicar a necessidade do recurso por escrito e num pequeno vídeo demonstrativo. Donos de aplicativos que não se manifestarem arriscam ter o app removido da Play Store.

O pente fino sobre os aplicativos começa em 1° de junho deste ano. Se não há um motivo coerente para usar a permissão, é interessante tirá-la logo do app, já que o suporte do Google na Play Store tende a não ser tão ágil no atendimento de solicitações.

O que é essa permissão?

Do Android 11 em diante, para que um aplicativo pudesse conferir quais eram os programas instalados no celular, o sistema passou a demandar pela permissão QUERY_ALL_PACKAGES. Em versões anteriores do sistema, apps poderiam conferir a lista de instalações sem qualquer restrição, criando uma enorme brecha em privacidade.

Com a lista de aplicativos em mãos, aplicativos mal intencionados poderiam determinar perfis de usuários e vender dados para direcionamento de publicidade — isso, inclusive, sem o usuário sequer saber. A função é indispensável para categorias específicas, como antivírus, launchers, apps de acessibilidade — nesses casos, manter o recurso ativo não deve ser um problema.

Fonte: XDA Developers, Reddit  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também