Harry Potter | Qual o melhor filme da franquia?

Os fãs de Harry Potter puderam voltar à Hogwarts no especial da HBO Max que reúne o elenco de atores e cinestas que fizeram parte da franquia mágica que tomou conta dos cinemas nos anos 2000. E é claro que isso fez muita gente relembrar e reassistir aos oito filmes baseados na obra literária de J.K. Rowling. E aí surge a dúvida: qual o melhor filme de Harry Potter?

Se você é um dos fãs do bruxinho da cultura pop e sempre se fez essa pergunta, o Canaltech resolveu listar, de acordo com a crítica especializada, todos os filmes da saga, do pior ao melhor. O ranking é feito com base nos índices do Rotten Tomatoes, agregador de publicações de críticos de cinema que, com base na avaliação de cada um deles, formula uma nota final para determinada a qualidade da produção cinematográfica.

Os certificados variam entre Rotten, que indica que menos que 60% das críticas foram positivas; Red, que indica que pelo menos 60% das críticas foram positivas; e Fresh, que indica uma aprovação de mais 75% dos críticos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Sabendo disso, vamos ao ranking dos melhores filmes de Harry Potter.

8. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 chegou aos cinemas em 2010 (Imagem: Divulgação / Warner Bros.)

Lançado em 2010, a primeira parte de As Relíquias da Morte serviu como o penúltimo capítulo da saga, adaptação do último livro que foi dividido em duas partes para as telonas. Aqui nós somos levados para fora do castelo de Hogwarts, o que causou bastante estranhamento para quem estava acostumado a acompanhar os filmes ambientados nos corredores e salas da Escola de Magia e Bruxaria. No entanto, o sétimo capítulo da franquia é uma parcela belamente filmada e emocionalmente satisfatória para a série, já dando o clima de despedida.

Índice no Rotten Tomatoes: 77%

7. Harry Potter e a Ordem da Fênix

Harry Potter e a Ordem da Fênix, o mais longo livro da saga (Imagem: Divulgação / Warner Bros.)

Pegar o mais extenso livro da série e adaptar para os cinemas não foi uma tarefa fácil, mesmo que Harry Potter e a Ordem da Fênix tenha quase 150 minutos de duração, é o mais curto filme de toda a franquia cinematográfica. No entanto, o diretor David Yates executa esse trabalho com maestria, criando um capítulo divertido, repleto de ação e sem fugir da atmosfera sombria já introduzida no filme anterior da saga.

Índice no Rotten Tomatoes: 78%

6. Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal: o filme que iniciou a franquia (Imagem: Divulgação / Warner Bros.)

O capítulo que deu início a todo esse universo mágico e ainda introduziu todos os personagens, casas, feitiços, locais e muito mais. Harry Potter e a Pedra Filosofal traz, sob a óptica de Chris Columbus, o primeiro livro da série literária que conquistou o mundo. O longa adapta seu material original de forma bastante fiel, enquanto condensa a narrativa em uma envolvente e empolgante travessura mágica.

Índice no Rotten Tomatoes: 81%

5. Harry Potter e a Câmara Secreta

O segundo filme da saga, Harry Potter e a Câmara Secreta (Imagem: Divulgação / Warner Bros.)

Com os personagens já familiarizados, Harry Potter e a Câmara Secreta adapta o segundo livro da saga mágica para as telonas de uma forma que conseguiu agradar a crítica (e o público) ainda mais que o primeiro. É um longa bastante encantador para o público jovem, mas traz boas doses da atmosfera sombria que mais tarde tomaria conta da saga. Ao mesmo tempo, este capítulo é bastante vibrante e bem explicado, expandindo todo aquele universo com maestria.

Índice no Rotten Tomatoes: 82%

4. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Bastante sombrio, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é o sexto filme da franquia (Imagem: Divulgação / Warner Bros.)

No sexto ano da saga, Harry Potter já mergulhava numa atmosfera bastante sombria. Com Voldemort retornando e os Comensais da Morte tomando conta do mundo trouxa e do mundo bruxo, o vilão está disposto a se vingar. Harry Potter e o Enigma do Príncipe consegue ser bem emocionante e às vezes até engraçado, oferecendo momentos de descontração e de diversão entre seus personagens, além de ser visualmente deslumbrante em suas tomadas.

Índice no Rotten Tomatoes: 84%

3. Harry Potter e o Cálice de Fogo

Um dos favoritos dos fãs, Harry Potter e o Cálice de Fogo (Imagem: Divulgação / Warner Bros.)

Talvez Harry Potter e o Cálice de Fogo, o quarto filme da saga, seja o longa em que o amadurecimento do elenco é mais perceptível de toda a série. Os personagens principais estão passando pela transição da infância para a adolescência, enquanto a equipe de produção por trás dos filmes também está melhorando seu ofício. Aqui há bastante efeitos visuais de tirar o fôlego e uma extensão da cartela de personagens coadjuvantes.

Índice no Rotten Tomatoes: 88%

2. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Dirigido por Alfonso Cuarón, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Imagem: Divulgação / Warner Bros.)

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban mergulha num tom bem mais sombrio quando comparado aos dois primeiros capítulos da saga. Aqui, vemos o terceiro livro sob a óptica do diretor Alfonso Cuarón, cuja versão do universo mágico agradou bastante os fãs e a crítica especializada. O filme triunfantemente atinge um equilíbrio delicado entre magia técnica e narrativa complexa, oferecendo uma das melhores adaptações de toda a série.

Índice no Rotten Tomatoes: 90%

1. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2

O capítulo final, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (Imagem: Divulgação / Warner Bros.)

O público tem um quê emotivo quando se trata de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, o que talvez explique o fato de ele ser o melhor filme de Harry Potter, segundo a crítica. É a despedida do elenco e desse universo criado nos livros e adaptado para as telonas. Num longa emocionante, poderoso e visualmente deslumbrante, o último capítulo conclui a história que marcou uma década inteira de maneira satisfatória e bastante mágica.

Índice no Rotten Tomatoes: 96%

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu