Mercado Pago estreia pagamento open finance no Brasil via Pix

Uma das novidades trazidas pelo open finance é a possibilidade de aplicativos serem iniciadores de pagamento. Com isso, o cliente pode fazer transferências pelo sistema instantâneo Pix de outras instituições a partir do próprio app, o que torna a experiência mais fácil e ágil.

Essa novidade já está disponível para alguns usuários do Mercado Pago, que é a primeira instituição a oferecer a opção. A funcionalidade será liberada gradualmente aos clientes da plataforma. Nos próximos meses, será possível comprar em lojas físicas e e-commerces a partir do app do Mercado Pago, utilizando o saldo disponível em contas de outras instituições financeiras. Os clientes, então, poderão fazer uma melhor gestão própria.

No iniciador de pagamento, o cliente não precisa copiar e colar o código Pix em outro aplicativo. O redirecionamento pula algumas etapas e torna a compra mais rápida. Para os vendedores, isso deve representar aumento da conversão de vendas e mais negócios.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Compras poderão ser pagas via Pix sem ter de usar o app do banco (Imagem: Divulgação/Mercado Pago)

Depois, o iniciador de pagamento poderá possibilitar movimentação de todos os internet bankings e apps do cliente, de forma a facilitar pagamentos, investimentos e contratação de seguros. “A iniciação de pagamento abre portas para inúmeros casos de uso, que revolucionarão a experiência do usuário”, avalia Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago. “Os clientes poderão manter o dinheiro na instituição que oferecer melhores condições.”

A empresa tem autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para atuar como iniciador de pagamento. Para participar do sistema, as instituições precisam ter várias certificações de segurança. Além disso, as transações ocorrem em ambiente logado e usam a infraestrutura do Pix. Se tiver dúvida, o cliente deve confirmar a lista de iniciadores autorizados no site do Bacen e os dados de destino do dinheiro.

Agregador de contas permite ver pagamentos

Outra novidade é o agregador de contas. A ferramenta permite que os clientes visualizem saldos de contas e cartões de crédito de diferentes instituições em um único aplicativo. No momento do pagamento, o usuário verá suas contas integradas ao Mercado Pago. Basta selecionar qual deseja usar e autenticar a transação, com senha ou biometria para que o pagamento seja concluído.

Com o agregador de contas, é possível ver todas as informações financeiras no mesmo lugar (Imagem: Divulgação/Mercado Pago)

Essa ferramenta contribui para a liberdade do usuário de utilizar suas informações financeiras da forma que desejar. Com isso, é mais fácil avaliar ofertas de produtos e serviços financeiros, e optar por ter mais uma conta ou cartão, por exemplo, enquanto organiza suas finanças de forma mais eficiente.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu