Mundial de Clubes: como funciona sistema de marcação automática de impedimentos?

A Fifa anunciou que fará testes de sua nova tecnologia de marcação automática de impedimentos durante o Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que começa nesta quinta-feira (03) com o jogo entre Al-Jazira e Association Sportive Pirae, às 13h30. Este será o terceiro evento em que a entidade vai avaliar o recurso. Se aprovado, o uso será confirmado na Copa do Mundo do Catar, no final do ano.

Segundo a Fifa, o chamado Limb-tracking technology traz um conjunto de câmeras que rastreia todos os movimentos dos jogadores e da bola, captando vários ângulos em até 29 pontos de cada atleta. Depois disso, um software projeta uma animação para que o impedimento seja detectado.

O impedimento é quando em uma ação ofensiva, o jogador da equipe que está com a bola a recebe à frente do último marcador adversário. Com o futebol cada vez mais dinâmico e rápido, os árbitros auxiliares (bandeiras), responsáveis pela marcação dessa infração, encontram muitas dificuldades, mesmo com a ajuda do VAR, o árbitro de vídeo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Tecnologia do impedimento foi testada em partida isolada na Alemanha (Imagem: Divulgação/Fifa)

Segundo a Fifa, a tecnologia não vai eliminar a presença dos bandeiras, já que a ação dos árbitros ainda segue como a autoridade máxima do jogo. No entanto, em situações de gol, a tecnologia entrará em ação e vai informar os profissionais do VAR imediatamente, que em seguida avisará ao juiz do jogo.

A entidade já testou a tecnologia de marcação automática de impedimento em uma partida isolada em Dusseldorf, na Alemanha, e também na Copa Árabe, realizada no final de 2021.

O Mundial de Clubes da Fifa

O Mundial de Clubes da Fifa acontece com regularidade desde 2005, com uma edição isolada acontecendo em 2000. A competição costuma ser o ambiente de vários testes para a Fifa, como o próprio VAR e a tecnologia gol/não-gol.

Em 2022, o torneio acontecerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e terá a participação do Palmeiras, campeão da Libertadores 2021. Além do clube brasileiro, participam o Chelsea, da Inglaterra; o Monterrey, do México; o Al Hilal, da Arábia Saudita; o Al Jazira, dos Emirados Árabes; e o Pirae, do Taiti.

Fonte: Fifa

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também