Netflix testa sistema que detecta contas compartilhadas em mais países

Alertas sobre compartilhamento de contas e verificação de identidade para acesso à Netflix sempre são motivo de temor para os usuários que dividem perfis. E agora esse medo surgiu entre os assinantes do serviço na Itália. Desde meados do segundo semestre de 2021, clientes do país passaram a ver um alerta quanto ao uso do perfil em diferentes lares, juntamente com uma solicitação de verificação por e-mail ou SMS para fins de segurança.

A mensagem deixa clara a detecção do uso da conta em mais de um núcleo familiar e traz, logo abaixo, um botão para que o usuário crie seu perfil individual na Netflix (pagando por isso, é claro). A seguir, estão os controles de verificação, que envolvem o envio de códigos por e-mail ou mensagem de texto para que o aplicativo volte a funcionar, algo que, em um caso legítimo de divisão de conta, exigiria contato com o assinante original.

Alerta, exibido a usuários da Netflix na Itália em novo teste de segurança de contas, levantou preocupações quanto ao compartilhamento de perfis (Imagem: Reprodução/Smartworld.it)

É justamente aí que está o pulo do gato que levou a uma onda de temor e fake news nas redes sociais da Itália, com usuários e veículos de imprensa falando em banimentos e até multas, enquanto se debruçam sobre os termos de uso da plataforma. Lá, inclusive, está a informação, inclusive na versão em português, de que os assinantes se comprometem a não compartilhar a conta com pessoas de fora da sua família.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Enquanto isso, a exibição da mensagem de verificação representa a expansão de um teste iniciado em março de 2021 e que, pelo menos de acordo com o próprio serviço, nada tem a ver com o compartilhamento de contas. Segundo a Netflix, trata-se de uma forma de alertar usuários sobre o roubo e vazamento de suas credenciais, garantindo que todos aqueles que estão acessando a conta efetivamente têm permissão para isso.

Termos de uso da Netflix permitem compartilhamento apenas entre pessoas da mesma família (ou que moram na mesma casa, em versões internacionais), mas empresa jamais tomou atitudes contra quem divide o perfil (Imagem: Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech)

É claro, a plataforma de streaming não gosta muito da ideia de que os usuários estão compartilhando seus perfis — a citação à família da versão em português aparece como “núcleo doméstico” em versões internacionais, algo mais próximo do intuito original da empresa, que é o uso dividido apenas entre quem mora em um mesmo local. Por outro lado, ainda não há nada que indique algum tipo de atitude, bloqueio e, principalmente, multas a quem realiza a prática, enquanto o teste expandido para a Itália também não parece ter dado as caras por aqui.

Por outro lado, é sim um formato mais restritivo que o anterior. Em março de 2021, era possível continuar assistindo aos conteúdos sem a verificação, enquanto agora isso apenas libera a conta novamente para utilização.

A Netflix não falou sobre o assunto e não respondeu aos contatos do Canaltech sobre a realização destes testes no Brasil, tampouco comentou sobre como enxerga o compartilhamento de contas.

Fonte: Smartworld.it, Yahoo  

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu