Nossa inteligência é composta por sete atributos diferentes, diz estudo

Embora a inteligência seja muito subjetiva, não faltam estudos concentrados em desvendar o que torna alguém mais sábio ou não. Em um artigo da Universidade da Califórnia (EUA) publicado nesta sexta-feira (3) na revista científica International Psychogeriatrics, cientistas alegam que a inteligência é composta por sete atributos diferentes.

Os pesquisadores apontam que a sabedoria está verdadeiramente relacionada ao bem-estar emocional, e apontam os seguintes atributos que a compõem:

  • Autorreflexão
  • Comportamento pró-social (como empatia, compaixão e altruísmo)
  • Regulação emocional
  • Aceitação de perspectivas diversas
  • Determinação
  • Aconselhamento social (como dar conselhos racionais a outros)
  • Espiritualidade

Com base nisso, os cientistas formularam um teste com uma pergunta voltada a cada um desses aspectos, e concluíram que a sabedoria está mais relacionada à saúde e longevidade do que se pensava.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Inteligência é composta por sete atributos diferentes, segundo estudo (Imagem: Fakurian Design/Unsplash)

Depois de entrevistar 2.093 pessoas de 20 a 82 anos, os pesquisadores notaram que mulheres, pessoas mais velhas e aqueles com níveis mais elevados de bem-estar e interação social tendem a ser mais inteligentes. Por outro lado, a solidão foi fortemente associada a um índice muito mais baixo.

Ainda é cedo para determinar se esses dados realmente interferem na inteligência de uma pessoa. Por isso, as próximas etapas da pesquisa incluem estudos genéticos, biológicos, psicossociais e culturais de populações diversas para avaliar a sabedoria, bem como vários fatores relacionados à saúde mental, física e cognitiva das pessoas ao longo da vida.

Fonte: International Psychogeriatrics

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também