Novo XMG Neo 15 é notebook com RTX 3080 Ti e refrigeração líquida externa

Conhecida pelos dispositivos gamer baseados em designs da Clevo e Tongfang, aos moldes da brasileira Avell, a alemã XMG anunciou nesta semana a nova versão E22 (Early 2022) do Neo 15, um dos principais notebooks da marca. Além de trazer hardware atualizado, com os recém-anunciados processadores Intel Alder Lake-H, a máquina chama a atenção por viabilizar o resfriamento líquido em laptops com um mecanismo bastante engenhoso.

Novo XMG Neo 15 traz RTX 3080 Ti e refrigeração líquida

O XMG Neo 15 se posiciona como um notebook high-end, chegando equipado com processador Intel Core i7 12700H de 14 núcleos e 20 threads, sendo 6 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo, e clocks de até 4,7 GHz. Acompanha o componente as novas GPUs GeForce RTX 3080 Ti e RTX 3070 Ti em suas configurações máximas de 175 W e 150 W, respectivamente, além da RTX 3060.

O XMG Neo 15 E22, com radiador OASIS, traz CPU Intel core i7 12700H e GPUs RTX 3060, RTX 3070 Ti ou RTX 3080 Ti em configuração máxima (Imagem: XMG)

Há ainda até 64 GB de RAM DDR5 a 4.800 MT/s, duas portas M.2 para SSDs NVMe PCI-E 4.0, tela IPS LCD com resolução Quad HD, taxa de 240 Hz, brilho de 350 nits e 95% de cobertura da gama sRGB, além de uma bateria generosa de 93 Wh com fonte de 280 W.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O mecanismo de resfriamento líquido é engenhoso, e se assemelha a um heat pipe, cobrindo CPU e GPU, e trazendo aberturas para entrada e saída do líquido refrigerante na traseira do laptop (Imagem: XMG)

Completam o conjunto teclado optomecânico com iluminação RGB por tecla, speakers estéreo frontais, trackpad com drivers de precisão do Windows e uma ampla gama de conectividade, com HDMI 2.1, Wi-Fi 6, Thunderbolt 4, porta RJ45 para internet cabeada, conectores P2 dedicados para fones de ouvido e microfone, três portas USB-A 3.2 e leitor de cartões SD.

Para garantir a máxima performance mesmo em cargas de trabalho pesadas, a empresa adotou metal líquido para transmissão de calor da CPU e instalou ventoinhas mais robustas, com 71 lâminas, em vez das 67 das gerações anteriores. Ainda assim, o destaque vai para o sistema de resfriamento líquido, baseado no acessório OASIS.

Com o OASIS, o XMG Neo 15 E22 promete aumentar o desempenho, reduzir a velocidade das fans pela metade e ainda assim manter as temperaturas controladas (Imagem: XMG)

O dispositivo engloba um radiador de 120 mm, reservatório para líquido de refrigeração e bomba, e é alimentado pela própria fonte do computador, estabelecendo comunicação via Bluetooth. Removível para quando o usuário precisar transportar o laptop, o OASIS pesa até 1,38 kg quando preenchido por líquido, e promete reduzir a velocidade das ventoinhas internas do notebook pela metade, enquanto aumenta o limite de consumo e mantém as temperaturas assustadoramente baixas.

Preço e disponibilidade

O XMG Neo 15 E22 e o radiador OASIS, opcional, entrarão em pré-venda no final de janeiro, com disponibilidade prevista para meados de fevereiro. A empresa pretende estabelecer o notebook em uma faixa de preço que parta dos 2.500 euros (~R$ 16 mil), enquanto o sistema de refrigeração líquida está previsto para ser vendido por menos de 200 euros (~R$ 1.290).

Fonte: XMG

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu