Onde fica a lixeira do TikTok?

Provavelmente, você já se perguntou onde fica a lixeira do TikTok ou até mesmo se a rede social possui uma. Não é incomum que algumas aplicações ofereçam esse recurso, para dar aos usuários uma segunda chance caso tenham se arrependido ou tenham deletado algo sem querer.

Pensando nisso, o Canaltech reuniu, para você, essas e outras informações. Confira abaixo mais detalhes sobre o assunto!

O TikTok tem uma lixeira?

Infelizmente, a rede social não possui uma lixeira igual à que estamos acostumados. Geralmente, ao excluir um vídeo do TikTok, você não conseguirá recuperá-lo de forma nativa. Mas existe um truque, caso você tenha marcado a opção de “Gostei” dele — mesmo que ele seja seu.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Parece algo atípico, mas existem casos em que o conteúdo fica salvo temporariamente na área de vídeos que você gostou, mesmo que ele tenha sido excluído. Desse modo, é possível salvá-lo novamente e então reutilizá-lo da maneira que for mais conveniente.

Mas note bem: não serão todas as vezes que esse procedimento vai dar certo, porque existem outros fatores envolvidos, como a memória cache, por exemplo.

  1. Abra o TikTok (Android | iOS) e acesse o seu perfil no menu inferior;
  2. Toque no ícone de “Coração”;
  3. Veja se o vídeo excluído se encontra nessa seção e abra-o;
  4. Toque no ícone de “Três pontos” no canto direito;
  5. No menu aberto, selecione “Salvar vídeo”;
  6. Agora você poderá utilizá-lo da forma que for mais conveniente, e até mesmo republicá-lo, caso seja do seu interesse.
Onde fica a lixeira do TikTok; veja uma alternativa para recuperar um vídeo excluído da rede social (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Outra forma de acessar um conteúdo que foi excluído é ver se você não deixou alguma produção similar salva como rascunho do TikTok.

  1. Acesse seu perfil na parte inferior direita da tela;
  2. Toque em “Rascunhos”;
  3. Veja se, nos rascunhos de vídeos, você consegue encontrar um conteúdo salvo previamente.
Acesse a aba “Perfil” e veja se há algum vídeo similar ao excluído salvo na aba “Rascunhos” (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como recuperar vídeos excluídos do TikTok?

Como a rede social não possui uma lixeira propriamente dita e, se você não conseguiu recuperar o vídeo usando alguns dos métodos acima, o jeito é utilizar outras alternativas.

  • Veja se o vídeo está salvo na sua galeria. Em muitos casos, depois de gravar e publicar o conteúdo, ele fica salvo no celular;
  • Se você fez o backup dos conteúdos no Google Drive ou iCloud, poderá encontrá-los por lá.

Sempre que possível, faça o backup dos seus vídeos em um HD externo ou serviço de armazenamento em nuvem, porque, nunca se sabe quando algo vai acontecer. Os conteúdos podem ser excluídos e você pode se arrepender disso, então possua sempre o backup deles em algum lugar.

Tem como encontrar vídeos marcados como “Não interessado”?

Se você marcou um vídeo como “Não interessado”, ele vai sumir do seu feed, e conteúdos similares ou do perfil não serão exibidos para você. Antigamente, essa opção ficava do lado do item “Salvar vídeo”, o que fazia com que muitos perdessem acesso ao conteúdo quando, na verdade, queriam apenas baixá-lo.

Atualmente, a função está mais distante uma da outra, mas elas ainda se encontram na mesma aba, fazendo com que alguns ainda toquem na função sem querer. Infelizmente, o TikTok não oferece uma aba exibindo os vídeos marcados como “Não interessado”.

Dê like nos vídeos para encontrá-los sempre que algum previsto acontecer (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Mas existem duas coisas que você pode fazer nesse caso. A primeira delas é que, se você marcou o conteúdo como “Gostei”, pode acessá-lo na aba de vídeos que deu like. A segunda, é saber qual perfil postou o vídeo — nesse caso, basta apenas procurá-lo e encontrar o vídeo manualmente.

Pode não ser a melhor opção, porque nem sempre é possível se recordar quem foi que postou o conteúdo, mas é uma boa forma de contornar a ausência do recurso. Nesses casos, por via das dúvidas, marque sempre como “Gostei” os vídeos que você quer compartilhar ou salvar, para poder encontrá-los mais facilmente no seu perfil caso algum imprevisto aconteça.

A partir de agora, você sabe exatamente onde fica a lixeira do TikTok, bem como se a rede social possui uma ou não.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu