O sistema de pagamento instantâneo (Pix) acaba de bater mais um recorde de transações diárias: na segunda-feira (20), foram realizados 51,9 milhões de transferências e pagamentos. A movimentação ocorreu no dia do pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário para trabalhadores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Antes disso, o recorde era de 10 de dezembro, quando ocorreram 50,3 milhões de transações. Em novembro, foram registradas 1,2 bilhão de transações, com volume financeiro total de mais R$ 620 bilhões.

O Pix completou um ano de existência em 16 de novembro. Segundo o Banco Central do Brasil (Bacen), a adoção da ferramenta nesse período foi a mais rápida do mundo. Até o fim de novembro, já havia mais de 360 milhões de chaves cadastradas e mais de 100 milhões de clientes já haviam feito ou recebido ao menos um Pix.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Segurança do sistema
O aumento no número de sequestros relâmpago e fraudes relacionados ao Pix fez o Bacen determinar limites para as transações à noite, entre 20h e 6h. Além disso, o bloqueio do recebimento de recursos por até 72 horas pode ser determinado em caso de suspeita de fraude.
Em setembro, uma brecha de segurança no Banco Estadual de Sergipe permitiu o vazamento de 395 mil chaves Pix do tipo telefone. Na ocasião, não houve a exposição de dados sensíveis, como senhas, valores movimentados e saldos das contas. Esse foi o incidente mais sério com o Pix registrado até o momento e a instituição foi punida pelo Bacen.
Fonte: Estadão
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Fonte feed: canaltech.com.br