Pokémon Nuzlocke: o que é e como jogar

Os jogos da franquia Pokémon não são exatamente conhecidos pela dificuldade. Muito pelo contrário, a cada geração, a The Pokémon Company parece se preocupar menos em oferecer um desafio à altura de treinadores veteranos. Pensando em mitigar o problema, a comunidade criou uma alternativa: o Pokémon Nuzlocke.

Nuzlocke é um conjunto de regras que podem ser aplicadas a qualquer jogo Pokémon, com o objetivo de criar um nível de dificuldade a mais na aventura. O modo não envolve nenhuma modificação aos jogos, mas sim regras impostas pelo próprio treinador que busca uma forma diferente de progredir na aventura.

Como surgiu Pokémon Nuzlocke

Há quem diga que o Pokémon Nuzlocke também é uma forma de promover laços mais estreitos com os monstrinhos capturados e utilizar times pouco usuais. A ideia do desafio é creditada ao quadrinista Nick Franco, que elaborou uma série de tirinhas com regras que poderiam deixar os jogos Pokémon Ruby e Sapphire mais difíceis.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Quadrinista Nick Franco apresentou regras do desafio Nuzlocke por meio de quadrinhos (Imagem: Reprodução/Nick Franco)

Franco estipulou duas regras para jogar Pokémon Nuzlocke: o treinador só pode capturar o primeiro Pokémon que encontrar em uma nova área explorada e, caso esse Pokémon seja derrotado em batalha, ele deve ser libertado. O nome Nuzlocke é uma referência a um Nuzleaf, monstrinho semente de Ruby e Sapphire, desenhado com a cara do personagem John Locke da série Lost.

Apesar da ligação de Nuzlocke com a terceira geração da franquia, o desafio pode ser aplicado a qualquer jogo principal da série. Com o passar dos anos, os jogadores não só trouxeram a ideia para outros títulos de Pokémon, como ampliaram as regras idealizadas por Franco. Então, além do Nuzlocke tradicional, é possível ainda jogar uma versão mais brutal, com regras mais rígidas, descritas a seguir.

Regras para jogar Pokémon Nuzlocke:

  • O jogador só pode capturar o primeiro pokémon selvagem encontrado em cada área do jogo. Se esse monstrinho fugir ou for derrotado acidentalmente, o treinador não pode fazer nenhuma outra captura naquela área. Em caso de batalhas em dupla, o jogador pode escolher qual dos dois Pokémon quer capturar.
  • Qualquer Pokémon que desmaiar em batalha ou fora dela, deve ser considerado morto e libertado por meio de um PC no centro Pokémon. Em caso de Pokémon raro ou brilhante, o treinador pode criar uma Box no PC chamada de cemitério para depositar os monstrinhos que não poderão ser usados em batalha novamente.
  • Os jogadores precisam dar apelidos para todos os Pokémon capturados. A ideia é criar um laço emocional com o monstrinho que compõe acidentalmente os times de treinadores de Pokémon Nuzlocke.
  • Os treinadores não podem usar itens de cura durante as batalhas.
  • Se todos os Pokémon do time forem derrotados, a partida chega ao “Game Over” e o treinador deve começar a aventura do início, mesmo que tenha outros monstrinhos depositados no PC.
  • O treinador pode utilizar apenas Pokémon conquistados dentro do jogo, excluindo monstrinhos recebidos por troca e em eventos. A troca só é permitida quando o treinador precisa evoluir uma espécie, como Alakazam ou Gengar.
  • É proibido tentar reverter uma situação que deu errado, encerrando o jogo e utilizando um ponto de salvamento anterior.

E você? O que acha de Pokémon Nuzlocke? Utilizou as regras nas suas jogatinas? Compartilhe conosco nas redes sociais.

Fonte: Bulbapedia, Nuzlocke

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu