Renderização 3D revela habilidades incríveis da maior águia que já existiu

Em um estudo publicado na última quinta-feira (1) na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, cientistas australianos utilizaram renderização em 3D para analisar as habilidades da águia-de-haast (Harpagornis moorei), a maior águia que já existiu. Ela tinha cerca de 3 metros de comprimento, tão intimidadora quanto os maiores animais do mundo atual.

Os pesquisadores apostaram em ferramentas de renderização em 3D para desvendar comportamentos e características da ave, o que permitiu comparar com espécies atuais. Com isso, analisaram o bico, a caixa craniana e as garras da criatura, e calcularam a quantidade de pressão que essas partes do corpo poderiam suportar para saber se a águia era poderosa o suficiente para atacar a presa ou se sua alimentação se resumiria a carcaças de animais.

Renderização 3d permite ver habilidades incríveis da maior águia que já existiu (Imagem: Van Heteren et. al, 2021)

Por meio dessas técnicas, os australianos descobriram que se tratava de um poderoso predador em potencial. A forma do crânio da águia indica que, depois de ingerir sua refeição, ela costumava rasgar a presa e comer os órgãos internos, como um abutre. O estudo sugere que a espécie pode ter passado por rápidas mudanças evolutivas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A águia-de-haast era encontrada na Nova Zelândia, e se alimentava principalmente de grandes animais como a moa, outra ave extinta, que podia pesar até 230 kg e era 15 vezes mais pesada que a própria águia. Quando os humanos caçaram moas até a extinção há cerca de 800 anos, a águia também acabou sendo extinta.

Fonte: Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu