Review Hyundai HB20S Platinum Plus | Com certeza melhor do que a versão hatch

A nova geração do Hyundai HB20 já passou pelas mãos do Canaltech logo no início de 2020 e foi uma grata surpresa, mostrando-se uma excelente opção entre os hatches presentes no mercado e elevando o patamar da categoria juntamente com o também recém-lançado Chevrolet Onix.

Entretanto, é possível dizer que a variante sedan do compacto sul-coreano, o HB20S, é ainda melhor do que seu irmão hatch. E os motivos são vários: mais espaço, sensação maior de requinte e um design um pouco mais bem resolvido.

Design do Hyundai HB20S é dos mais polêmicos do segmento (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Mesmo com preço elevado em sua variante topo de gama, a Platinum Plus, o HB20S é um produto muito atraente e tem atributos que podem colocá-lo em pé de igualdade com seus rivais.

O Canaltech teve a oportunidade de passar um tempo com o Hyundai HB20S Platinum Plus e vai te contar os detalhes neste review. Vem com a gente!

Prós

  • Pacote tecnológico
  • Excelente desempenho
  • Consumo mais do que aceitável
  • Acabamento acima da média da categoria
  • Sensação de requinte

Contras

  • Dirigibilidade semelhante à do hatch
  • Faltam equipamentos “obrigatórios”
  • Design não agrada
  • Preço exorbitante

Conectividade e Segurança

O Hyundai HB20S Platinum Plus 2022 é um dos melhores em seu segmento quando falamos em conectividade e segurança. Além do ótimo pacote de assistências ao motorista, o sedan está equipado com o serviço Hyundai Bluelink, que eleva o patamar tecnológico do veículo.

Falando primeiro da segurança, o HB20S traz a bordo itens vistos em carros de segmentos superiores, como o ótimo alerta de colisão frontal e o sempre competente sistema de frenagem automática de emergência. Por mais que não queiramos usá-los, é bom saber que eles existem e funcionam bem.

Central multimídia do HB20S é rápida e responsiva (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Além disso, o sedan traz o alerta de saída de faixa, embora ele não faça a correção da trajetória como no novo Honda City. Mesmo assim, o aviso sonoro é mais do que suficiente para que não cometamos barbeiragens.

O elo segurança e conectividade é completado com o Hyundai Bluelink, um dos melhores serviços de concierge e monitoramento do Brasil. Com ele, o motorista do HB20S pode verificar a situação atual do carro, como autonomia e travamento de portas.

Além disso, pelo app do celular, é possível dar a partida, ajustar a temperatura do ar-condicionado e até mesmo delimitar um perímetro de ação, caso você empreste o carro para seu filho, irmão ou qualquer outra pessoa.

Itens de assistência ao motorista são alguns dos destaques do HB20S (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Sentimos falta, porém, do hotspot 4G, presente em carros da Chevrolet e Fiat, além do espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Já no quesito segurança, por ser um carro de mais de R$ 100 mil, era mais do que obrigatório ter o conjunto completo de airbags e não apenas quatro bolsas.

O pacote de conectividade e segurança ainda é composto pela ótima central multimídia de 8 polegadas, controles de estabilidade e tração, chave presencial, sensor crepuscular, sensor de ré e câmera de ré.

Conforto e Experiência de Uso

Dirigir o HB20S em sua configuração topo de gama é muito agradável, mas esperávamos mais em se tratando de um sedan. Apesar do excelente desempenho oferecido pelo competentíssimo motor 1.0 turbo de 120cv e 17,5 kgf/m de torque, a dirigibilidade lembrou muito a do irmão hatch.

Nada contra, é claro, mas quando estamos a bordo de um sedan, mesmo que compacto, é esperado um nível maior de conforto e direção, com uma suspensão mais bem calibrada para isso. Rivais como Nissan Sentra e Fiat Cronos, por exemplo, dão show nesse quesito.

Espaço interno e porta-malas do HB20S agradam (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

No consumo, porém, a satisfação é garantida, com médias de 10 km/l em uso misto no etanol. O 0 a 100 km/h é feito na casa dos 10,5 segundos, bem parecido com concorrentes turbinados.

Já falando do espaço interno, mesmo com entre-eixos inferior a de outros sedãs compactos, o HB20S é um carro espaçoso para quem vai nos bancos de trás, além de ter um ótimo porta-malas de 475 litros.

Entretanto, sentimos falta de alguns itens que, em um carro desse valor, fazem falta, como o rebatimento elétrico dos retrovisores e o espelho interno eletrocrômico.

Sensação na cabine do HB20S é de requinte, mesmo sendo um sedã de entrada (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Os itens de conforto são atendidos pelo ar-condicionado automático, direção elétrica, câmbio automático de seis marchas, sensor de chuva, bancos em couro e portas USB.

“Embora tenha ótimo desempenho, o HB20S não tem comportamento de sedan”

— Felipe Ribeiro

Design e Acabamento

O HB20S herdou os problemas de design do irmão hatch, porém com uma solução mais amigável na parte traseira, com um desenho de digestão mais tranquila se compararmos com o modelo menor. Mesmo assim, nem de longe pode-se dizer que o sedan sul-coreano arranca suspiros.

Já no interior da cabine, há muito capricho, sobretudo nos bancos em couro claro. O painel frontal é feito em plástico duro, porém com texturas que dão um ar mais requintado e uma fita em azul brilhante que agrada.

Acabamento do HB20S é melhor do que de alguns rivais (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

O volante também é em couro e há encostos estofados nas portas, seguindo as cores claras dos bancos. O conjunto óptico, porém, só possui LED na luz diurna, uma mancada da Hyundai.

Concorrentes

Os concorrentes diretos do Fiat Cronos são o Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Volkswagen Virtus, Honda City e o Nissan Versa, que custam entre R$ 80 mil e R$ 120 mil, dependendo da versão.

Veredicto

O Hyundai HB20S Platinum Plus é um dos melhores sedans compactos do mercado brasileiro. Percebe-se o grande esforço da Hyundai em deixar seu carro mais requintado e equipado para enfrentar rivais igualmente competentes. Mesmo com o preço exorbitante e o design controverso, trata-se de um carro atraente.

O Hyundai HB20S Platinum Plus custa cerca de R$ 106 mil no Brasil.

No Canaltech, o Hyundai HB20S Platinum Plus foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Hyundai Brasil.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu