Toyota quer lançar carro elétrico com câmbio manual e embreagem

Você que acompanha o Canaltech possivelmente já leu a respeito do câmbio dos carros elétricos e sabe um pouquinho sobre como ele funciona. A Toyota, no entanto, está disposta a inovar, introduzindo no segmento um modelo com transmissão manual e embreagem.

Pelo menos foi isso o que o pessoal do BZ Forums afirmou ao descobrir várias patentes registradas recentemente pela montadora de veículos japonesa junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.

Segundo o documento, datado de 10 de fevereiro de 2022 e que conta com a assinatura de sete “inventores” (engenheiros de desenvolvimento, no caso), a Toyota está desenvolvendo um controlador capaz de alterar o torque do carro elétrico para deixá-lo “mais parecido” com veículos a combustão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Atualmente, os dois únicos modelos de carros elétricos que contam com mais de uma marcha (mas não com pedal de embreagem) são o Audi E-Tron GT e o Porsche Taycan, mas a função dessas marchas extras é diferente daquilo que a Toyota pensa em introduzir em alguns de seus carros no futuro.

Patente registrada pela Toyota mostra como seria o câmbio manual para carros elétricos (Imagem: Reprodução/BZ Forums)

“Falso” câmbio e “falsa” embreagem

A Toyota diz, em trechos das patentes, que pode utilizar pedais de embreagem e alavancas de câmbio físicas em seus futuros carros elétricos, mas que eles seriam, na verdade, “falsos”, pois não teriam uma função efetiva.

Ou seja: eles simulam um carro manual, mas não precisam ser acionados para que a emoção deste tipo de condução seja reproduzida. Parte das patentes explica como seria o funcionamento do câmbio e da embreagem manuais nos carros elétricos da seguinte forma:

“O controlador do veículo elétrico é configurado para controlar o torque do motor elétrico usando um modelo baseado em câmbio manual com base na intensidade de operação do pedal do acelerador, a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e a posição de deslocamento do pseudo-calibrador usado pela operação do atuador da força de reação.”

Imagem mostra simulação de troca de marcha em carros elétricos (Imagem: Reprodução/BZ Forums)

A colocação do termo “falso” tanto para o câmbio quanto para a embreagem fica mais clara na segunda parte da explicação, encontrada em outro segmento de uma das patentes registradas pela Toyota:

“O controlador é configurado para armazenar a característica da força de reação de deslocamento simulando a característica dessa força de acordo com a operação do acionador de deslocamento. Em seguida, o controlador é configurado para dosar a entrega da força de reação de deslocamento pelo gerador de acordo com a operação do pseudo-calibrador, usando o perfil força de reação de deslocamento armazenada”.

Vale lembrar que Akio Toyoda, presidente da Toyota, é um apaixonado por carros esportivos e recentemente prometeu inovações justamente para essa linha da montadora no segmento elétrico.

Fonte: Inside EVs, BZ Forums

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu