Uncharted: Fora do Mapa tem cena pós-crédito?

Como não poderia deixar de ser, Uncharted: Fora do Mapa chega aos cinemas nesta quinta-feira (17) com uma cena pós-créditos para entregar um belo gancho para uma possível sequência. Mais do que isso, o trecho final também faz uma bela referência aos jogos, conectando a história do longa àquilo que a gente já conhece dos videogames.

Só que, por isso mesmo, quem não é tão fã assim do clássico do PlayStation pode ficar um tanto quanto perdido nesse último diálogo, que é tão cheio de reviravoltas quanto o próprio longa. Afinal, de quem eles estão falando e que tesouro é esse que Nathan Drake (Tom Holland) vai atrás em seguida?

A sorte de Drake

Após encontrar o tesouro de Fernão de Magalhães e escapar das Filipinas ao lado de Sully (Mark Wahlberg), vemos Drake tendo um encontro em um bar bastante suspeito com um indivíduo mais duvidoso ainda.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Drake aparece negociando com Gage, um personagem criado especialmente para o filme (Imagem: Reprodução/Sony Pictures)

O tal homem é Gage, vivido por Pilou Asbæk vindo diretamente de Game of Thrones. Com um tapa-olho que deixa bem claro que ele é um vilão, o homem pede o icônico anel de Drake em troca de um velho mapa nazista. O herói questiona qual o interesse no artefato e o homem diz apenas que Roman sabia do valor afetivo do objeto e como isso iria desestabilizá-lo.

E é aí que temos a primeira grande reviravolta da cena, com Gage se negando a entregar o mapa e fazendo com que todos os homens no bar apontem suas armas para Tom Holland.

Em seguida, temos a chegada triunfante de Sully, que aparece pela primeira vez com o icônico bigode dos videogames e a clássica camisa verde. Essa é a mesma cena que foi apresentada em um dos trailers, mostrando Drake tirando sarro do novo visual do parceiro.

Grande momento da cena é justamente o bigode de Sully (Imagem: Reprodução/Sony Pictures)

Então temos uma nova reviravolta e o herói consegue tirar a arma de Gage e, de quebra, pega o mapa e o anel de volta. E, depois de um rápido diálogo em que Sully revela estar com seu gato na mochila, a dupla se vira para fugir e dá de cara com alguma surpresa que não é revelada ao público.

O que isso significa?

Se você ficou confuso com todos os nomes e eventos jogados nessa rápida cena, fique tranquilo. Como dito, isso é muito mais um grande aceno aos fãs dos videogames e um belo indicativo do que podemos esperar de uma possível sequência. E embora a Sony ainda não tenha confirmado a continuação, tudo leva a crer que ela vai adaptar o primeiro jogo da série, Uncharted: Drake’s Fortune.

Isso porque toda a cena pós-crédito faz referência a eventos e personagens importantes no jogo que apresentou Drake ao mundo. É o caso de Gabriel Roman, o vilão do primeiro jogo que rivaliza com o herói na corrida para encontrar a cidade de El Dorado.

No primeiro Uncharted, Roman é um mafioso para quem Sully deve dinheiro (Imagem: Reprodução/Naughty Dog)

E, assim como nos videogames, ele também deve ser apresentado como esse líder criminoso que não mede esforços para encontrar o tesouro perdido — o que inclui ter um pequeno exército a seu dispor. Tanto que é ele quem manda Gage — um personagem criado especialmente para os cinemas — atrás de Drake e tenta matar o herói.

Outro detalhe vindo dos jogos é o próprio mapa em questão. O personagem de Asbæk fala em mapa nazista, algo que faz muito sentido dentro dos games. Isso porque as pistas que levam a El Dorado estão em um velho submarino nazista.

Assim, o que a cena pós-crédito dá a entender é que o filme termina no exato momento em que o primeiro jogo começa — ou quase, já que ainda há algumas pontas soltas aqui e ali. Dessa forma, pode ser tanto que tenhamos uma sequência já engatilhada e pronta para recontar essa história quanto a possibilidade de fazer o filme ser um grande prequel para os games.

Outras referências

Além desses elementos de história, a cena pós-crédito de Uncharted: Fora do Mapa tem outras pequenas referências aos jogos da série. O já comentado bigode de Sully é a maior prova disso, assim como a sua camisa verde.

Visual dos personagens na cena pós-crédito é idêntico ao dos jogos (Imagem: Reprodução/Naughty Dog)

Enquanto o personagem de Mark Wahlberg passa a maior parte do filme todo cheio de estilo, essa cena final o deixa mais perto de sua contraparte nos games, com um jeito mais relaxado e malandro. Além disso, enquanto pega o mapa e o anel de Gage, Drake entrega para Sully também um charuto, que é uma de suas marcas registradas.

Outro detalhe é a própria roupa de Tom Holland. O ator entra em cena com uma camiseta branca e laranja que é idêntica à usada por Drake em vários momentos dos jogos, o que se torna uma menção adicional ao material original do PlayStation.

Uncharted: Fora do Mapa está em cartaz nos cinemas do Brasil; garanta seu ingresso na Ingresso.com.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também