Xiaomi 12 Ultra pode ter maior sensor fotográfico já feito para celulares

A Sony pode anunciar um novo sensor fotográfico para celulares em breve. Segundo as informações, o próximo componente de 50 MP pode ser o maior do mercado focado em dispositivos móveis, e realizar sua estreia no Xiaomi 12 Ultra.

Conforme o leaker Digital Chat Station, um novo sensor da Sony está sendo entregue aos principais fabricantes de celulares para testes. Com o suposto título de Exmor IMX800, o modelo de 50 MP teria cerca de 1/1.1 polegada.

Se as informações estiverem corretas, esse seria o maior sensor fotográfico para celulares do mercado. O componente conseguiria superar o Samsung ISOCELL GN2, que também possui 50 MP, mas é ligeiramente menor com 1/1.12 polegada. A própria Sony já apresentou o Xperia Pro-I com sensor de 1 polegada, porém o modelo foi projetado para câmeras mirrorless da marca e conta com limitações em seu uso. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Muitos podem comentar ainda do Sharp Aquos R6 — que foi lançado em parceria com a Leica como Leitz Phone 1 —, já que o modelo também conta com sensor de 1 polegada, porém curiosamente o sensor usado tem 20 MP e não teve mais detalhes divulgados.

Futuro Sony Exmor IMX800 pode conquistar o posto de melhor sensor do mercado (Imagem: Reprodução/Sony_

Sensor poderoso a caminho

Considerando o tamanho, o Sony Exmor IMX800 tem potencial para se tornar um dos melhores sensores do mercado. Por ser maior, ele consegue captar mais luz do que sensores menores, registrando fotos com maior nitidez e melhor qualidade em ambientes com pouca luz.

No entanto, há vários outros elementos que influenciam no desempenho das câmeras de um smartphone. Isso inclui a qualidade da lente, o tipo de lente (ultrawide, telefoto) e os softwares de otimização de imagem.

Dessa maneira, é a combinação de todas essas partes que contribuem para que o dispositivo conquiste o posto de “melhor câmera do mercado”. O que não é nada simples na atual indústria.

Xiaomi 12 Ultra deve ter conjunto de lentes desenvolvido pela Leica (Imagem: Technizo Concept/LetsGoDigital)

Estreia no Xiaomi 12 Ultra

Os primeiros rumores apontam que o Sony Exmor IMX800 pode estrear no Xiaomi 12 Ultra. Isso faz certo sentido considerando que o Xiaomi 11 Ultra trazia Samsung GN2 de 50 MP como sensor principal.

Antigos vazamentos sugerem que o próximo flagship da marca chinesa deve ter um conjunto de lentes fabricado pela Leica. Bem como, o modelo deve repetir a configuração da geração anterior com uma câmera principal de 50 MP, um sensor ultrawide de 48 MP e uma unidade de telefoto de 48 MP.

O Xiaomi 12 Ultra deve ser alimentado pelo chipset Snapdragon 8 Gen 1 Plus da Qualcomm. Com essa combinação, o dispositivo pode herdar o título de “rei da fotografia” do Xiaomi 11 Ultra.

Fonte: Weibo (em chinês), GSM Arena, Android Authority

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também