7 carros mais modernos do mundo

O que um carro precisa para ser considerado moderno? Design futurista? Tecnologia de ponta? Ser topo de linha e estar à frente do seu tempo? Se você respondeu “sim” para uma ou mais perguntas, prepare-se, pois esta lista vai te conquistar.

Escolhemos a dedo 7 carros mais modernos do mundo, alguns deles já à venda, outros que estão nos planos para serem lançados e alguns que ainda sequer passaram da fase de conceito. Assim, ilustramos o que há de mais contemporâneo — e que poderá haver — no segmento automotivo.

Seja pela tecnologia embarcada, pelo design arrojado ou simplesmente pela ambição do projeto, cada um deles tem uma história própria e por isso merece estar nessa seleção. Aperte o cinto de segurança (isso se ele não se apertar sozinho) e embarque conosco neste divertido e curioso passeio.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

7. Rolls Royce Phantom

Rolls-Royce Phantom é um dos carros mais modernos do mundo (Imagem: Divulgação/Rolls-Royce)

Vamos abrir nossa lista com um carro que, além de estar entre os mais modernos, também figura na lista dos mais luxuosos do mundo. Estamos falando do Rolls-Royce Phantom.

Segundo o pessoal do site britânico Autocar, ele recebeu 5 estrelas no criterioso teste de estrada no Reino Unido. De acordo com a análise, o Rolls-Royce Phantom agrada “tanto pela extravagante declaração de riqueza e status que confere ao proprietário quanto pelo incomparável prazer que você desfruta ao viajar em um”.

E não se engane: apesar de o painel, à primeira vista, parecer antiquado, o sistema de infotenimento é igualmente recheado de luxo e tecnologia, só que apresentado de forma discreta, característica da marca desde a década de 1920.

Por conta disso, o controle da central, giratório, ao estilo iDrive da BMW, pode ser dobrado, assim como a tela multimídia principal do carro, que também fica fora de vista quando não está em uso.

6. Mercedes-Benz S-Class

Mercedes-Benz S-Class une luxo, modernidade e desempenho (Imagem: Divulgação/Mercedes)

Representante da Mercedes-Benz em nossa lista, o S-Class também faz parte da exclusiva seleção de carros mais luxuosos do mundo. Ele acompanha o Rolls-Royce em mais esse conteúdo porque reúne tecnologia, luxo e design avançados em um só produto.

Som surround 4D para isolar os barulhos externos, bancos traseiros que remetem à primeira classe dos aviões, novo sistema de iluminação e uma central completa de infotenimento são apenas alguns dos detalhes dessa obra-prima do segmento automotivo.

5. Renault AIR4

Carro que voa? Listinha dos mais modernos do mundo tem também (Imagem: Divulgação/Renault)

O terceiro entre os carros mais modernos do mundo não está à venda, mas nem por isso é menos merecedor de estar nesta rica, criteriosa e curiosa seleção. Estamos falando do Renault AIR4, protótipo de carro voador da marca francesa desenvolvido em parceria com a The Arsenale para homenagear os 60 anos da Renault.

O carro voador é, segundo a marca, “uma reinterpretação futurística e original do 4L”, alimentado por baterias de lítio polymère de 22.000 mAh, com capacidade total de 90.000 mAh. Ele pode voar até 700 metros, com uma velocidade de decolagem de 50km/h.

O carro elétrico baseado no Renault 4L ainda oferece um empuxo vetorial máximo de 380 kg, ou seja, 95 kg por hélice.

4. Holograktor

Informações são expostas no pára-brisas do carro (Imagem: Divulgação/WayRay)

O nome deste carro-conceito produzido pela WayRay significa exatamente o que parece: Holograktor faz referência a holograma. E é justamente essa tecnologia empregada pela empresa no pára-brisa dianteiro do carro, aqui chamado pela marca de deep reality display (tela de realidade profunda, em bom português).

O carro-conceito também tem um visual para lá de futurista, com portas que se abrem para cima, como alguns modelos da Tesla e da Lamborghini, e o uso de formas geométricas, como triângulos e prismas, até mesmo na construção do design das rodas.

Holograktor é um verdadeiro vídeogame sobre rodas (Imagem: Divulgação/WayRay)

“Se você tem aqueles primeiros pôsteres soviéticos em mente, pode ver as formas geométricas de triângulos e blocos de cores vivas”, justificou o designer russo Sasha Selipanov, responsável pelo projeto.

A ideia da marca é disponibilizar a tecnologia do pára-brisa para outras marcas e, paralelamente a isso, coolocar o Holograktor no mercado como um carro autônomo, que seria controlado remotamente, por meio da leitura de radares, mapeamento de ruas e sensores.

3. Lucid Air Dream

Lucid Air desbancou um Tesla e merece estar na lista dos carros mais modernos (Imagem: Divulgação/Lucid Motors)

O Lucid Air Dream está na lista dos carros mais modernos do mundo por ter alcançado um feito histórico: o de ter deixado para trás o badalado Tesla Model S Long Range ao percorrer, com uma única carga elétrica, 836 quilômetros.

Lançado em edição limitada, o luxuoso Lucid Air Dream terá apenas 520 unidades disponíveis, cada uma delas ao preço aproximado de R$ 1 milhão. Peter Rawlinson, CEO da marca, prometeu que, futuramente, mandará aos Estados Unidos modelos com preços mais “populares”, mas sem perder a modernidade característica da marca.

2. Airo

IM Airo é um carro que promete comer poluição, ao invés de fazer. Moderno, não? (Imagem: Divulgação/IM Motors)

A fabricante chinesa IM Motors quer dar um passo, ou muitos, à frente para acabar com a discussão sobre carros poluentes. Para isso, apresentou no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, o protótipo Airo.

A ideia do carro-conceito é, literalmente, comer poluição enquanto roda. Para isso, a frente do carro terá um exterior ondulado, equipado com filtros que ajudarão a limpar o ar. Thomas Heatherwick, responsável pelo projeto, afirmou que o veículo, se for produzido, terá a capacidade de coletar o equivalente a uma bola de tênis de material particulado por ano.

O visual também promete ser diferente e, porque não dizer, moderno, já que os bancos internos serão dispostos como se fossem poltronas em uma sala, uns de frente para os outros.

1. Apple Car

Apple Car, ou o que se espera dele, fecha lista dos mais modernos (Imagem: Divulgação/Vanarama)

Vamos fechar a lista com um carro que ainda não existe — pelo menos não vimos nada oficial —, mas que certamente é um dos mais aguardados e será um dos mais modernos do mundo quando finalmente for lançado.

Estamos falando do Apple Car, carro que a famosa empresa de celulares, tablets e gadgets vem desenvolvendo há muitos anos e fomentando a imaginação de todos os que sonham com um carro verdadeiramente futurista.

O que se sabe (ou imagina-se que sabe) até agora sobre o futuro Apple Car é que ele será elétrico, autônomo e terá um design diferenciado. O mistério que cerca o restante das configurações só não é maior do que a expectativa de vê-lo rodando por aí, não é mesmo?

E aí: gostou da lista com os carros mais modernos do mundo? Interaja conosco em nossas redes sociais e deixe seu comentário.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também