Como carregar o celular corretamente? Veja 5 dicas

Carregar o celular antes de dormir é um hábito comum, afinal esse é um momento onde assim como eles, também estamos recarregando nossas energias. No entanto, esse hábito pode ser prejudicial para a saúde da bateria do celular? Bom, isso depende. O problema não está de fato no carregamento em si, mas em como ele é feito.

Por isso, descobrir como carregar o celular corretamente pode trazer vários benefícios. Seguindo alguns cuidados diários, é possível prolongar não só a bateria do seu celular como também sua vida útil. Nesta matéria, veja 5 dicas de como carregar o celular corretamente!

1. Carregue até a porcentagem ideal

Às vezes precisamos pegar o celular antes mesmo dele atingir uma carga completa, né? Mas, você já se perguntou: — afinal, existe uma porcentagem ideal para tirar o celular? Segundo as fabricantes de smartphone, a partir de 80% de carga os modelos ficam com bateria ideal para uso.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Pensando agora no caminho contrário, vários modelos de smartphone também exibem um aviso de necessidade de carregamento quando a bateria atinge entre 25% e 20% de carga. Então, o ideal é manter seu celular carregado entre 20% a 80% para aproveitar uma melhor capacidade de bateria e funções do dispositivo.

2. Aproveite modos inteligentes de carregamento

Além dos modos inteligentes de economia de bateria, também existem modos de “Carregamento Otimizado”. Esses recursos, permitem que seu smartphone aprenda sobre sua rotina diária de carregamento e otimize a alimentação de energia em momentos que você não carregaria a bateria em 100%. Assim, essa configuração reduz o estresse da bateria prolongando sua vida útil. Vale a pena ativá-la!

3. Evite deixar a bateria descarregar completamente

Quando a bateria do seu smartphone descarrega completamente, um novo ciclo é iniciado. Cada ciclo da bateria faz parte de sua vida útil (tempo em que ela consegue funcionar em sua melhor capacidade) carregando o celular diariamente ela pode ser naturalmente prolongada ou encurtada de acordo com o uso do celular.

Isso acontece porque as baterias dos celulares são feitas a partir de metais recarregáveis como os “íons de lítio”. Essa tecnologia pode garantir entre 200 a 500 ciclos de carregamento dependendo do modelo de bateria.

No entanto, evitar descarregar completamente o celular é algo que preserva os ciclos de carregamento, assim, seguindo esse cuidado diário, você pode fazer seu celular durar mais do que o esperado.

Evite o início de novos ciclos de bateria no seu smartphone (Imagem: Unsplash/Onur Binay)

4. Use carregadores com a potência ideal

Muitos modelos de smartphone hoje em dia, tem suporte para carregamento turbo. Ou seja, também são vendidos pelas fabricantes modelos de carregadores que oferecem potências mais altas de carregamento. No entanto, vale ressaltar que esse carregamento é só indicado para modelos compatíveis.

Usar um carregador turbo em um celular sem suporte, pode estressar a bateria provocando aquecimentos, sendo um alto risco para o usuário. Por isso, o recomendado é sempre usar carregadores originais e com a potência indicada para seu celular.

5. Carregue o celular a noite

Carregar o celular em momentos de ociosidade, é altamente indicado. Mas, antes de dormir com o celular carregando, é importante sempre ter em mente que seu smartphone não pode ficar sobre superfícies que armazenam calor. É muito tentador deixá-lo carregando naquela tomada próxima à cama, né?

Mas, o recomendado é dormir bem longe do seu smartphone, principalmente se ele estiver carregando. Você pode deixá-lo carregando ao lado da cama sobre uma cadeira, mesa de cabeceira e outras superfícies que não armazenam calor. Assim, além de reduzir muitos riscos, você também pode garantir um carregamento mais seguro para você e seu smartphone.

Com essas dicas fica mais fácil carregar o celular corretamente durante o dia a dia. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas curiosidades com seus amigos!

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu