Como consultar a resolução nativa do monitor no Windows 10

Descobrir a resolução nativa do monitor no Windows 10 é uma tarefa simples. Pelo painel de controle do seu computador, é possível encontrar essa informação rapidamente e configurar a sua tela para obter a melhor qualidade de imagem possível.

Na configuração padrão, o Windows utiliza a resolução nativa por ser a maior opção que o monitor permite. Caso tenha alterado essa definição ou precise usar um segundo monitor, basta fazer a alteração no painel de controle. Veja o passo a passo!

  1. Abra as configurações do Windows pelo menu iniciar;
  2. No painel de controle, selecione a opção “Sistema”;

    Abra as configurações para consultar a resolução nativa no Windows 10 (Captura de tela: André Magalhães)

  3. Vá para a aba “Vídeo”. Caso esteja utilizando dois monitores, é possível clicar em cada um dos números para acessar as opções individuais;

    Windows 10 permite verificar a resolução nativa em monitores diferentes (Captura de tela: André Magalhães)

  4. Desça a tela até o item “Resolução da tela” e clique para abrir a lista. A resolução marcada como “Recomendável” é a opção nativa do seu computador.

    Resolução marcada como “Recomendável” é a versão nativa do seu monitor (Captura de tela: André Magalhães)

O modo de resolução não depende apenas do tamanho do seu monitor: a placa de vídeo e os drivers instalados também influenciam na configuração do Windows para obter a melhor qualidade de imagem. Ao alterar para uma resolução mais baixa do que a recomendada, os textos podem ficar menos nítidos e com iluminação diferente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Caso o seu computador não consiga reconhecer a resolução nativa do monitor, a recomendação é atualizar drivers de vídeo. Para isso, abra as configurações, vá para a seção “Atualizações e Segurança” e procure por atualizações pendentes na tela “Windows Update”. Se o problema persistir, talvez seja necessário instalar drivers específicos da fabricante.

Fonte: Dell, Microsoft (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte feed: canaltech.com.br

Veja também

Menu