Descobrir a resolução nativa do monitor no Windows 10 é uma tarefa simples. Pelo painel de controle do seu computador, é possível encontrar essa informação rapidamente e configurar a sua tela para obter a melhor qualidade de imagem possível.
Na configuração padrão, o Windows utiliza a resolução nativa por ser a maior opção que o monitor permite. Caso tenha alterado essa definição ou precise usar um segundo monitor, basta fazer a alteração no painel de controle. Veja o passo a passo!
- Abra as configurações do Windows pelo menu iniciar;
- No painel de controle, selecione a opção “Sistema”;
Abra as configurações para consultar a resolução nativa no Windows 10 (Captura de tela: André Magalhães) - Vá para a aba “Vídeo”. Caso esteja utilizando dois monitores, é possível clicar em cada um dos números para acessar as opções individuais;
Windows 10 permite verificar a resolução nativa em monitores diferentes (Captura de tela: André Magalhães) - Desça a tela até o item “Resolução da tela” e clique para abrir a lista. A resolução marcada como “Recomendável” é a opção nativa do seu computador.
Resolução marcada como “Recomendável” é a versão nativa do seu monitor (Captura de tela: André Magalhães)
O modo de resolução não depende apenas do tamanho do seu monitor: a placa de vídeo e os drivers instalados também influenciam na configuração do Windows para obter a melhor qualidade de imagem. Ao alterar para uma resolução mais baixa do que a recomendada, os textos podem ficar menos nítidos e com iluminação diferente.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Caso o seu computador não consiga reconhecer a resolução nativa do monitor, a recomendação é atualizar drivers de vídeo. Para isso, abra as configurações, vá para a seção “Atualizações e Segurança” e procure por atualizações pendentes na tela “Windows Update”. Se o problema persistir, talvez seja necessário instalar drivers específicos da fabricante.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.
Fonte feed: canaltech.com.br